Católica Porto Business School integra projeto da Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos

A parceria entre as duas instituições surge através do CEGEA – Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada da Católica Porto Business School. O acordo foi anunciado no final de janeiro, numa sessão pública que contou com a presença do diretor executivo do CEGEA, Vasco Rodrigues. “Nesta fase inicial, o projeto implica a realização de dois boletins semestrais de conjuntura, até ao final de 2024, com uma edição já em março e outra em setembro”, começa por referir.

A tomada de decisão é um tema cada vez mais premente em gestão, pelo crescente volume de dados disponíveis e pela importância que tem de ser dada ao seu tratamento. “O CEGEA vem dar à Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos (APIP) consultoria numa área cuja relevância é inegável, o domínio da informação de apoio à decisão”, explica Vasco Rodrigues.

Para o diretor executivo do CEGEA, há dois objetivos neste projeto: “primeiro, permite que a direção da APIP tenha uma perceção mais objetiva sobre a situação da sua indústria, bem como uma atuação mais fundamentada. Segundo, o boletim proporciona às próprias empresas do setor dos plásticos informação atualizada, muito útil para a definição das suas estratégias”.

O documento semestral vai incluir informação sobre a evolução da situação das empresas, obtida por inquérito, em temas como a produção, os preços, o emprego e as principais dificuldades enfrentadas. Para além do mercado interno, Vasco Rodrigues salienta que “também vai ser incluída informação estatística sobre o comércio externo de plástico, recolhida junto do Eurostat”.

O projeto com a APIP está a ser desenvolvido pelo próprio Vasco Rodrigues e por Filipa Cunha Mota, também investigadora do CEGEA. “Isto vem no seguimento do trabalho que desenvolvemos há vários anos, em questões ligadas à tomada de decisão, em setores nucleares da indústria portuguesa como o calçado, com a APPICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos), e a cortiça, com a APCOR (Associação Portuguesa da Cortiça)”.

 

Faculdade de Educação e Psicologia Católica Porto Business School
Faculty of Education and Psychology and Católica Porto Business School organise international training on the future of work
In a partnership between Psychology and Management, students from five countries took part in a Blended Intensive Programme (BIP) – an innovative and intensive programme that combines online and face-to-face learning, offering students a rich international experience without the need for extended travel.
Católica Porto Business School
Three Católica Porto Business School Students take the podium at the Porto Economy Award
Católica Porto Business School dominated the podium of the Porto Economy Award, an initiative promoted by Porto City Council, which annually recognises three academic dissertations on topics relevant to the city's economy. The award ceremony occurred on 3 April, at Porto City Hall, with the Mayor of Porto, Rui Moreira, personally presenting the awards.
Católica Porto Business School
Católica Porto Business School inaugurates Beyond Business cycle with the presence of Isabel Pires de Lima
Católica Porto Business School inaugurated the Beyond Business cycle with the presence of Isabel Pires de Lima.