Isabel Capeloa Gil, reitora da UCP e presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC), e José Manuel Pereira de Almeida, vice-reitor da UCP, representaram a Católica no encontro anual das Universidades Católicas da Europa e do Líbano (FUCE) que se realizou na Universidad Loyola de Andalucia, em Sevilha, de 5 a 7 de junho.
A Assembleia Geral da FUCE, reunida para refletir sobre o crescente impacto da inteligência artificial em quase todas as áreas da vida, assinalou o evento com uma palestra aberta ao público sobre o tema «Qual o futuro das universidades católicas na era da IA?», apresentada por Isabel Capeloa Gil, em conjunto com Mons. Giovanni Cesare Pagazzi, secretário do Dicastério para a Cultura e a Educação.
O segundo dia de assembleia geral foi dedicado à reflexão sobre as oportunidades e os desafios que a IA apresenta para o futuro da educação, numa sessão que teve como mote: «A inteligência artificial: fim da educação ou início de uma nova era».
Este encontro anual não só promoveu a reflexão sobre o papel das universidades católicas na era da IA, mas também enfatizou a necessidade de se garantir transparência, controlo, responsabilidade e regulamentação na utilização destas novas tecnologias.