Fernando Ilharco: "Na mente do líder"

Mais do que o conhecimento que se tenha ou o exemplo que se dê, pode ser que o que mais influencie os outros seja aquilo em que eles concluem que uma pessoa acredita. Não o que deseja, o que pretende ou aquilo porque luta. Mas, no que, de facto, acredita. Ou seja, aquilo que é óbvio que ela considera correto, verdadeiro, que considera ser o caso. Sabe-se que oque os pais fazem, mais do que o que dizem, é o que mais influencia o comportamento dos filhos, mas o que influencia ainda mais é o que os filhos concluem que os pais acreditam – o que é real para eles.

Por exemplo, as más notas das crianças em idade escolar geram mal-estar e incómodo, nelas e nos pais. Simplificando, as reações dos pais podem ser de dois tipos. Perante uma nota fraca, os pais comentam que o teste foi muito difícil, ficam preocupados e consolamo filho... E bom, mas não é o melhor. As crianças são levadas a acreditarque o insucesso é algo pesado, negativo, e começam a suspeitar que aspessoas são como são, que têm as suas capacidades e não mudam.

Nota: Pode ler este conteúdo na íntegra na edição impressa do jornal de Negócios de 24 de abril de 2025