Sob o lema «Uma Nova Coreografia do Saber», a Universidade Católica Portuguesa assinalou o seu dia nacional – 4 de fevereiro – numa sessão solene que se realizou no dia 1 de fevereiro, em Lisboa.
A economista Helen Alford, OP, foi distinguida com o grau de doutora honoris causa em Ciências Humanas pela Universidade Católica Portuguesa pela sua investigação sobre o impacto da ética e do pensamento social cristão no domínio da gestão, da sustentabilidade e da inteligência artificial.
Também foi atribuído o grau de doutor honoris causa a Rui Chafes, escultor português de relevo nacional e internacional.
A sua obra é marcada pela procura da integração das esculturas diretamente na natureza ou em situações arquitetónicas concretas e, sobretudo, pela utilização maioritária do ferro, quase sempre pintado de negro baço, sendo esta uma das singularidades primeiras da sua marca autoral.
No evento, teve ainda lugar a imposição das insígnias e a entrega das cartas doutorais aos doutores que obtiveram o grau em 2023.