No dia 28 de setembro realizou-se o 6.º encontro da Católica Research (CARE), na Aula Magna António Freire da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.
Este foi um dia inteiramente dedicado à comunidade de investigação da UCP, que se debruçou sobre os desafios atuais da carreira de investigação em Portugal e na Europa.
A reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, abriu a sessão. De seguida, Peter Hanenberg, vice-reitor da UCP, apresentou uma keynote sobre as questões e os desafios atuais da investigação na Europa.
Posteriormente, decorreu uma mesa-redonda onde se juntaram os reitores Paulo Jorge Ferreira (Universidade de Aveiro), Rui Vieira de Castro (Universidade do Minho), Sílvio Fernandes (Universidade da Madeira), com a moderação de Isabel Capeloa Gil, para discutir o tema «Promover carreiras de investigação atrativas e responsáveis em Portugal».
O período da tarde iniciou-se com uma keynote de Bruno Béu, assessor do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), sobre o tema «CoARA – Capítulo Nacional Português». Seguidamente, ocorreu uma mesa-redonda sobre as «Carreiras de investigação: mobilidade e interoperabilidade – oportunidades e desafios», com a participação de Francisco Santos (vice-presidente FCT), Ricardo Simões (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte), Verena Lino (Centro de Estudos de Comunicação e Cultura), Nuno Rosa (CIIS), e a moderação de João Cortez (diretor do Gabinete de Investigação e Inovação).