O vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, Pe. José Manuel Pereira de Almeida, participou na reunião de reitores da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia – RACS, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, Brasil.
Participantes de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Timor-Leste reuniram-se para discutir a contribuição das universidades para o desenvolvimento sustentável, no contexto da atual emergência climática.
Durante o encontro, foi aprovada a Carta de Niterói sobre o «desenvolvimento sustentável no contexto da atual crise climática global», divulgada durante a 6.ª Reunião Internacional da RACS, que decorreu de 28 a 30 de agosto.
Este documento sela o compromisso de cooperação entre as várias instituições de ensino superior para contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Criada em 2016, a rede tem por missão «promover a formação e a cooperação científica na área das ciências da saúde, entre instituições de ensino superior e centros de investigação de países e comunidades de língua portuguesa», e abrange mais de 90 000 estudantes e 4500 docentes.