Mais de 50 participantes de diferentes empresas marcaram presença num jantar na Universidade Católica Portuguesa para ouvir John Melo, CEO of PIPA AI, Digestiva e Vinzymes e co-fundador da Biorbis, e Ilias Tagkopoulos, diretor de USDA/NSF AI Institute for Next Generation Food Systems e professor de Computer Science na UC Davis Genome Center, da Universidade de Davis, Califórnia, sobre algumas das aplicações industriais mais avançadas da inteligência artificial (IA) e o impacto que estão a ter na remodelação das indústrias e na redefinição da inovação.
O jantar, que decorreu no dia 25 de junho, no âmbito do Innovation Day e do INSUREHub, permitiu a partilha de estudos de caso de algumas das principais aplicações da IA para proporcionar inovação e produtividade empresarial. Isabel Braga da Cruz, pró-reitora do Centro Regional do Porto da UCP, Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia, Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina, e João Pinto, diretor da Católica Porto Business School, estiveram presentes no encontro, que permitiu compreender melhor o impacto da IA e de que forma está a transformar a produtividade industrial e a inovação disruptiva.
Os oradores partilharam a sua experiência e a sua visão disruptiva do futuro da IA na inovação para a transformação da cadeia de valor da alimentação, da saúde e da nutrição. Houve uma sessão de perguntas e respostas, em que os participantes puderam colocar as suas questões e partilhar as suas experiências.