A Universidade Católica Portuguesa voltou a reunir-se para o seu encontro anual Católica Corporate Governance, sob o tema «The story we tell: Católica and the challenges of a transformational identity». A iniciativa realizou-se no Vila Galé Alentejo Vineyards, nos dias 18 e 19 de setembro.
Com o objetivo de refletir sobre projetos e realidades transformadoras e alinhar a estratégia para o futuro, a reunião contou com a intervenção de vários oradores, momentos de team building e workshops.
O encontro iniciou-se com uma intervenção da reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, que deu o mote para a reflexão sobre o ano em curso. Seguiu-se uma apresentação do grupo de trabalho sobre política de integridade académica e científica subordinado ao tema «O uso de IA: princípios éticos e orientações».
A manhã do primeiro dia terminou com as intervenções de dois oradores convidados. O reitor da Universidade de Lyon, Grégory Woimbée, falou sobre inovação e identidade. Já Soledade Duarte, diretora-geral da Invesco Transearch, apresentou o perfil de competências para a próxima década e as novas tendências de mercado.
Da parte da tarde, a atividade de team building proporcionou um ambiente de descontração e boa disposição, tendo as provas desafiado a criatividade, a cooperação e a destreza física de todos os elementos. O jantar contou com a intervenção de Vasco de Mello, presidente do conselho de administração do Grupo José de Mello. «O que espera a sociedade de uma universidade católica». Os participantes ainda tiveram a possibilidade de ouvir o cante alentejano, património imaterial da humanidade, pelo Grupo Coral Feminino de Santa Vitória.
O segundo dia iniciou-se com uma conversa para a estruturação de insights para o plano de desenvolvimento estratégico do próximo quadriénio. Seguiu-se um workshop sobre diversidade e preconceito implícito, tendo o dia terminado com apresentações sobre branding and reputation.