A Universidade Católica Portuguesa (UCP) homenageou D. Manuel Clemente, Patriarca Emérito e magno chanceler da universidade durante dez anos, numa cerimónia realizada a 23 de janeiro, em Lisboa, um dia depois de ter celebrado o 25.º aniversário da sua ordenação episcopal.
O antigo magno chanceler, que foi também docente e estudante da UCP, começou por destacar a ligação de 50 anos que tem à universidade.
Para o atual patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, D. Manuel Clemente tem um «sentido profundo eclesial» e é «um construtor de pontes que promove a abertura da Fé com a Cultura, da Igreja com a sociedade».
Já a reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, agradeceu «a liderança próxima, a defesa inabalável e a confiança que D. Manuel Clemente colocou na nossa instituição».
A encerrar o evento esteve o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que descreveu D. Manuel Clemente como «um dos maiores pensadores católicos sobre o Portugal contemporâneo» e um «pensador acerca de Portugal, da portugalidade, acerca da nossa identidade, acerca das nossas vicissitudes e de permeio historiador da Igreja em Portugal».
«Tem uma compreensão de Portugal e toda a sua obra, como Pastor Diocesano; foi uma obra fundada na visão que tem do País, da história de Portugal, da evolução histórica do Portugal contemporâneo, e disso fez uma simbiose entre a prossecução da fé e uma visão muito realista dos desafios que se colocavam à sociedade portuguesa e também à Igreja dentro da sociedade portuguesa».