Durão Barroso pede "mais ambição" a líderes mundiais no combate a pandemia
O presidente da Aliança Global para as Vacinas (Gavi) defendeu hoje "mais ambição" dos líderes mundiais no combate à pandemia da covid-19, realçando que o seu custo económico "é muito maior" que o de vacinas, medicamentos e diagnósticos.
"Não é só uma questão de justiça, é também uma questão de racionalidade económica responder o mais rápido possível, e com mais ambição, a esta pandemia", afirmou Durão Barroso, numa conferência promovida pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), onde é professor convidado.
O ex-primeiro-ministro português falava na véspera da Cimeira Mundial da Saúde, organizada pela Comissão Europeia e pela presidência italiana do G20 (grupo das 20 maiores economias e a União Europeia), que se realiza em Roma e na qual vai participar.
Durão Barroso salientou, na sua intervenção feita na íntegra em inglês, que "o custo económico" da pandemia "é muito maior" quando comparado com o custo de vacinas, tratamentos e diagnósticos, pelo que, disse, vai pedir na quinta-feira, na cimeira, aos líderes mundiais "mais ambição na resposta à pandemia".
"Quanto mais tempo demorarmos a distribuir vacinas pelo mundo, mais tempo o vírus vai circular, mudar e dar origem a novas variantes, que, muito provavelmente, serão mais transmissíveis ou mais perigosas", justificou.
O antigo presidente da Comissão Europeia participou, à distância, na conferência "Valores e Tecnologia em Inovação Médica", promovida pela UCP para assinalar simbolicamente o arranque de iniciativas da futura Faculdade de Medicina, que começará a funcionar no próximo ano letivo.
Antes de destacar o impacto económico da pandemia, o presidente da Gavi apontou a "enorme diferença" na distribuição de vacinas contra a covid-19 entre os países mais ricos e os países mais pobres, que, a seu ver, se traduz num "problema de injustiça global".
Por outro lado, evocou que "há enormes diferenças ideológicas e de regimes políticos", mas que "não devem ser razão para os governos em todo o mundo não cooperarem quando confrontados com certos tipos de desafios que, pela sua natureza, requerem uma abordagem de cooperação".
Ler artigo completo aqui.
Categorias: Católica Medical School Católica