Vasco Araújo · Pathosformel
Sexta-feira, outubro 16, 2020 - 17:30 - Sexta-feira, Janeiro 15, 2021 - 19:00
Sala de Exposições | Escola das Artes | UCP | Centro Regional do Porto
Vasco Araújo esteve em residência artística na Escola das Artes durante o ano letivo 2019-20, período durante o qual produziu a exposição/filme Pathosformel.
Pathosformel é um novo trabalho de Vasco Araújo, sob formato vídeo, e trata-se de uma obra interdisciplinar, tanto na forma quanto no conteúdo, tendo como premissa a desconstrução e reconstrução de códigos comportamentais que refletem sobre a relação do sujeito com o mundo a ele exterior.
O desempenho do corpo, da voz, a gestualidade, a linguagem e as formas sociais estabelecidas, são repensados através de dispositivos formais e conceptuais associados à ópera, à etiqueta palaciana, à mitologia Greco/Romana, definindo um espaço próprio, estético e discursivo. Amplamente alicerçado na Literatura, na Filosofia, bem como nos Estudos Clássicos, o artista pretende expor, criticamente: o olhar do Outro; a ambiguidade potencial das relações inter-pessoais; a fragilidade dos sistemas tomados por garantidos; a tragédia versus melodrama; a construção de uma ideia de real; as relações entre identidade e sexualidade; a virtude e a moral do dever; a geografia dos afetos e as pulsões do desejo e da paixão.
Curadoria: Nuno Crespo
Sala de Exposições da Escola das Artes
Abertura: 16 de outubro de 2019 | 17h30
Data Final: 29 de janeiro de 2021 | 19h00
Horário de Abertura: De terça-feira a sexta-feira | 14h00 - 19h00 | Entrada Livre
Vista da exposição
O acesso à exposição é condicionado às seguintes regras:
- Utilização obrigatória de máscara
- Desinfecção das mãos com álcool-gel à entrada (disponível no local)
- Distanciamento social obrigatório de dois metros entre visitantes
- Permanência exclusiva de três visitantes na exposição
- Duração máxima por visita de trinta minutos
Vasco Araújo (Lisboa, 1975) é um nome consagrado no circuito da arte contemporânea. Vencedor do Prémio EDP Novos Artistas em 2003, expôs individual e coletivamente desde então em locais e eventos conceituados, como Museu de Serralves, Gasworks, Jeu de Paume, Bienal de Veneza ou Palais de Tokyo. O seu trabalho vai da pintura à escultura, da fotografia ao filme, lidando com temas de memória, identidade ou teatralidade em envolventes instalações transmedia. A sua obra está representada em várias colecções, públicas e privadas.
Categorias: Escola das Artes Sala de Exposições Exposições