Carreiras com impacto: Do marketing e criatividade à sustentabilidade e impacto social

Apaixonada pela criatividade e comunicação, mas com interesse pela sustentabilidade, a convidada do 3.º episódio do Podcast Somos o que Sonhamos, Mariana Lopes, almeja uma carreira com impacto que junte os dois mundos.

Recém-licenciada pela CATÓLICA LISBON em Business Administration, conciliou a licenciatura internacional com a liderança do gabinete de comunicação da Católica Students Union, com as boas notas que lhe garantiram a bolsa de estudos, e mais recentemente com o voluntariado na Associação Santa Teresa, através do Projeto Vida.

Conta que sempre teve “uma veia criativa” e se pudesse escolher uma profissão seria diretora de Marketing de uma empresa, tanto que durante o curso escolheu várias cadeiras como Digital Marketing e Neuromarketing. Já o interesse pela sustentabilidade e impacto social, através de várias “cadeiras muito viradas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”

“Há várias cadeiras que me marcaram”, mas “acho que as pessoas e os momentos que tens com elas são o que fazem a licenciatura,” confessa, recordando todas as viagens e até “os pequenos momentos a estudar no open space” da UCP.

E foi nas várias atividades da UCP, do OPEN DAY à Associação de Estudantes, que traçou mais amizades, das quais leva amigos para a vida e possíveis futuros parceiros de negócios. “Na altura até falamos de criar uma agência de marketing”, partilha.

Além das amizades, Mariana destaca ainda a experiência internacional de Erasmus, em Roma. “Uma cidade espetacular e grandiosa, porque eu estava a viver ao pé de um Castelo,” comenta entre risos. Sobre esta experiência única, que durou apenas um semestre, aconselha os colegas a ficarem mais tempo, para conseguirem aproveitar.

Apesar de confessar que “tentar fazer tudo ao mesmo tempo” foi desafiante, a participação em várias atividades trouxe-lhe competências como gestão de tempo e liderança de equipa, para no futuro aplicar na sua carreira.

Mas o projeto mais especial foi, sem dúvida, o Barbecue da Associação de Estudantes da CATÓLICA LISBON, onde foram desafiados a criar uma nova marca. “Foi um Brand Management em ponto pequeno” e “uma preparação para o futuro.”

Quanto a conselhos para o futuro, a recém-graduada acredita que é importante aproveitar. Aproveitar a acessibilidade dos professores “para se fazer perguntas, e ajudar, não só academicamente, mas também na vida profissional, estágios e cartas de recomendação.” Mas aproveitar também todos os outros momentos, das festas ao Learning In Action, um programa de soft skills.

Saiba mais sobre o curso de Business Administration da CATÓLICA LISBON
 

Oiça o episódio na íntegra