A Democracia e os Desafios Autoritários: Católica acolhe 1.ª Summer School da SACRU

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai receber a primeira Summer School da Aliança Estratégica das Universidades Católicas de Investigação (SACRU) " A New World Order: The Way Ahead between Democracy and Authoritarian Challenges", de 1 a 14 de julho de 2024, em Lisboa.

16 estudantes da Australian Catholic University, Boston College, Pontificia Universidad Católica de Chile, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Sophia University, UCP, Università Cattolica del Sacro Cuore, e Universitat Ramon Llull vão reunir-se nesta Summer School para debater os desafios que ameaçam a estabilidade da "democracia liberal" numa ordem global cada vez mais interligada, competitiva e complexa.

Com a presença da Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, a Summer School inclui palestras de especialistas internacionais, como Tetsuo Morishita, professor da Sophia University, Japão, e Raúl Caruso, professor da Università Cattolica del Sacro Cuore, Itália, sessões de networking e workshops, bem como um rico programa cultural.

"Muitos dos desafios que atualmente ameaçam a estabilidade das sociedades democráticas são globais, tanto pela sua natureza como pelo seu impacto. É por isso que iniciativas como a Summer School da SACRU têm um valor imenso: permitem que especialistas e estudantes de todo o mundo se reúnam e partilhem experiências únicas, ofereçam perspectivas diferentes e proponham soluções inovadoras, enquanto mergulham num programa que promove a curiosidade científica e a comunicação generosa. É uma verdadeira honra para a Universidade Católica Portuguesa acolher este programa inaugural em Lisboa e contribuir para a revitalização do pensamento político democrático", destaca Mónica Dias, Diretora do Instituto de Estudos Políticos da UCP.

Assim, o programa reflecte "o compromisso da SACRU de envolver a geração jovem em todo o mundo. Será uma oportunidade para que eles se sintam parte de uma rede global e construam laços fortes entre si", afirma o Secretário-Geral da SACRU e Vice-Reitor da Università Cattolica del Sacro Cuore, Pier Sandro Cocconcelli.

Com o objetivo de debater a definição, o desenvolvimento, a interação da "democracia liberal" e quais os princípios que devem orientar um possível renascimento "liberal-democrático", este é um programa verdadeiramente multidisciplinar, com participantes de várias áreas: Ciência Política, Relações Internacionais, Desenvolvimento e Cooperação, História, Filosofia, Direito, Enfermagem, Línguas, Negócios e Psicologia.

A integração de várias disciplinas enriquece a experiência de aprendizagem, promove uma compreensão abrangente de questões globais complexas e comprova que a interdisciplinaridade é um dos pilares da SACRU.

Saiba mais sobre a SACRU

Instituto de Estudos Políticos
O Instituto de Estudos Políticos lança dois novos mestrados
O Instituto de Estudos Políticos (IEP) da Universidade Católica Portuguesa acaba de anunciar o lançamento de dois novos programas de mestrado – em Políticas Públicas e em União Europeia e Atlântico – reforçando a sua aposta numa formação multidisciplinar e alinhada com os desafios globais atuais.
A Reitora A Católica Internacional
Reitora da Universidade Católica Portuguesa visita Pontifícia Universidad Javeriana
Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, visitou a Pontifícia Universidad Javeriana, em Bogotá, a convite do Reitor, Pe. Luis Fernando Múnera Congote, S.J., reforçando a cooperação entre as duas instituições. Saiba mais.
Internacional A Reitora A Católica
Isabel Capeloa Gil faz visita institucional à Universidad Católica de Colombia
Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, visitou a Universidad Católica de Colombia, reforçando a cooperação académica internacional e explorando novas oportunidades de colaboração nas áreas de Direito, Economia e Psicologia. Saiba mais.