Católica celebra Edição 2023-24 do Projeto Vida que mobilizou 343 voluntários e 27 organizações

No dia 18 de junho, a Universidade Católica Portuguesa (UCP) celebra o fim da edição de 2023-24 do Projeto Vida, Iniciativa de Voluntariado da UCP, com uma Conferência, na Sede, em Lisboa. Ao longo do ano, 343 voluntários - estudantes, docentes e colaboradores da UCP, - aceitaram desafio e reforçaram o compromisso da universidade com a responsabilidade social, apoiando 27 organizações sociais.

Maria Francisca Cardoso é uma das voluntárias da Sede da UCP, estudante da Licenciatura em Economia na Católica Lisbon School of Business and Economics. Escolheu o projeto Estar Juntos Cascais, que dinamiza atividades com pessoas idosas, e a experiência não podia ter sido melhor. “Cada sessão soube a pouco, mas fiquei surpreendida com a alegria de viver, dançar e cantar. Principalmente, com a capacidade de partilhar os seus percursos de vida, todos eles singulares e que moldaram o meu entendimento da vida. Foi inspirador”, resume.

“Restam memórias incríveis deste mês e uma enorme vontade de levar estes ensinamentos comigo para o futuro,” partilha Maria, mostrando que no voluntariado recebe-se tanto ou mais do que se dá.

Uma iniciativa que impacta não só os visados, mas tem “resultados positivos do envolvimento da comunidade e dos esforços coletivos,” realça Chibuzor Essein, doutorando em Psicologia do Bem-Estar e das Emoções na UCP. Para o voluntário, a experiência na Pontes de Caridade “reafirmou a importância do trabalho voluntário na criação de mudanças positivas e na promoção de um sentido de comunidade e compaixão.” 

Também Ema Brito, estudante da Licenciatura em Direito, teve uma experiência muito “gratificante” na União Zoófila. Queria “experimentar um voluntariado que envolvesse cuidar de animais e esta oportunidade tem vindo a superar as minhas expectativas,” confessa, revelando vontade em continuar: “espero prolongar a minha participação na União Zoófila e contribuir, com o mínimo que seja, para as devidas condições e amor que estes animais tanto merecem.”

Já na área da proteção ambiental, Jana Pfuhl, em Portugal para fazer o Mestrado em Ciências da Comunicação, deu apoio ao Movimento Claro, no Projeto Torre Plstik, onde pôde “transformar lixo em skates para crianças,” uma experiência com “uma equipa fantástica e aulas de skate incluídas”, salienta.

Também Inês Quadros, docente da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da UCP, colaborou na preparação de refeições no CASA - Centro de Apoio ao Sem Abrigo, uma experiência que a deixou com “vontade de repetir.” Enquanto Rita Paiva e Pona, Assessora da Reitoria para a Responsabilidade Social e Coordenadora do Gabinete de Responsabilidade Social, deu um Workshop de Desenvolvimento Pessoal na mesma instituição, “uma oportunidade concreta de colocar a Universidade ao serviço da comunidade e dos que estão à nossa volta.”

No dia 18 de junho, pelas 17h30, na Sala de Exposições da UCP, os voluntários da UCP, estudantes, investigadores, docentes e colaboradores juntam-se num momento de partilha destas e muitas mais experiências vividas ao longo do ano, lado a lado com representantes das organizações apoiadas. Contando com a presença de Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade, na conferência serão também apresentados os resultados e os compromissos para o futuro.

Categorias: Voluntariado Projeto VIDA

Sexta, 07/06/2024

ODS 4

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

Saiba Mais

ODS 17

Reforçar os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável

Saiba Mais