Católica lança biografia de Mário Pinto
“A biografia do Professor Mário Campos Pinto apresenta um jurista insigne, paladino da liberdade de educação e combatente em prol de uma sociedade verdadeiramente aberta”, palavras de Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, que marcaram o lançamento da biografia do Prof. Mário Pinto, que teve lugar no dia 15 de dezembro, na UCP.
Este que é o 3.º volume da coleção Timeline – Biografias Intemporais, editado pela Universidade Católica Editora, uma série nascida da parceria da Fundação Amélia de Mello e a UCP, pretende dar a conhecer o legado de um dos fundadores da Universidade Católica Portuguesa.
“Estamos perante um homem de pensamento e ação livres, um católico fervoroso e consciente” disse Isabel Capeloa Gil, acrescentando que “apesar de ter um apego ao passado, estamos perante um homem de futuro.”
Já Luís Barbosa, Vice-Presidente da Fundação Amélia de Mello, salientou que esta biografia, da autoria de Joana Reis, “deixa evidenciada para todos, a vida excecional de uma personalidade marcante da nossa sociedade, o Professor Mário Pinto.”
Paulo Campos Pinto, professor da Universidade Católica e filho do homenageado, testemunhou “com o coração de filho” a vida de seu pai, “A liberdade foi, e é, um denominador comum na luta pelas suas causas. Mas não a situa apenas na esfera da sua atividade pública. É também marca que imprime ao ambiente familiar.”
Para a autora e investigadora, Joana Reis, professora da UCP e jornalista da CNN, o biografado “deixa uma marca profunda nesta casa”, referindo que a “doutrina social da Igreja foi sempre o seu fio condutor.” Segundo a autora, Mário Pinto é um “católico orgânico que não dissocia na sua vida o que diz e o que faz.”
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, que presidiu à sessão de lançamento desta biografia, afirmou que Mário Pinto é uma “pessoa especialíssima”, um “pedagogo, pensador denso, comunicador atrativo, político inteiro na ação de um militante incansável pelo Bem Comum.”
Durante a cerimónia, o Presidente da República atribuiu a Mário Pinto, a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.
Presentes na sessão estiveram o Prof. Cavaco Silva, Pedro Passos Coelho, José Ribeiro e Castro, Diogo Feio, Pacheco Pereira, Luís Marques Mendes, entre outros.