Católica Porto Business School debateu a relação entre ética e sucesso empresarial

“In good conscience: do the right thing while building a profitable business” é o título da obra apresentada na Católica Porto Business School, no passado dia 23 de novembro, pelas 18 horas. Escrito por Oriol Iglesias, docente da ESADE, e Nicholas Ind, docente da Kristiania University College, o livro é o resultado do trabalho de investigação conduzido pelos autores nos últimos cinco anos, junto de empresas como a Unilever, a Patagonia ou a Tesco.

Durante a sessão, os autores abordaram a relação entre a ética e o sucesso empresarial e procuraram responder a questões como “As organizações, as marcas têm consciência?” e “Como podemos montar negócios com novos estilos de liderança que permitem construir um negócio lucrativo sem comprometer as gerações futuras?”, mostrando que é possível construir um negócio lucrativo sem comprometer os valores éticos.

Para Oriol Iglesias, que tem trabalhado, a nível profissional e académico, nas áreas do marketing e da gestão de marcas, “as empresas têm de construir uma consciência organizacional que permita guiar aquelas que são as melhores ações e decisões estratégicas”.

Nicholas Ind acrescentou que o trabalho realizado em conjunto com Iglesias permitiu criar “um modelo de gestão orientado para a transformação das empresas, que fomente essa consciência enquanto se desenvolve um negócio que seja rentável”. Ind sublinhou ainda que a necessidade de construção de uma consciência organizacional é suportada pela extensa investigação que tem sido realizada acerca do tema. “E as nossas sugestões concretas, ao longo do livro, pretendem dar exemplos a quem o ler, ajudar nessa transição que se pretende sempre que seja o mais natural possível”, explicou.

A mudança tem de passar, também, pelos grandes temas da atualidade, como as alterações climáticas ou as desigualdades sociais. Oriol Iglesias lembrou que estas são questões que preocupam, por exemplo, consumidores e colaboradores. “A preocupação com estes temas, por parte das empresas, leva a mudanças nas mesmas, à criação de negócios mais éticos e, em consequência, mais rentáveis, ao posicionarem-se de forma positiva perante as pessoas”, sustentou o autor.

A temática do livro e todas as questões inerentes vão também ao encontro do extenso trabalho que tem sido realizado pela Católica Porto Business School, já há vários anos e em várias áreas de atuação, nomeadamente através do seu Fórum de Ética e do INSURE.hub.

Faculdade de Educação e Psicologia Católica Porto Business School
Faculdade de Educação e Psicologia e Católica Porto Business School organizam formação internacional sobre o futuro do trabalho
Numa parceria entre a Psicologia e a Gestão, estudantes de 5 países participaram num Blended Intensive Programme (BIP) - um programa intensivo e inovador que combina ensino online e presencial, e que proporciona aos estudantes uma experiência internacional enriquecedora sem necessidade de deslocações prolongadas.
Católica Porto Business School
Três alunos da Católica Porto Business School ocupam pódio do Prémio Economia do Porto
A Católica Porto Business School completou o pódio do Prémio Economia do Porto, promovido pela Câmara Municipal do Porto, que atribui anualmente três dissertações académicas sobre temas relevantes para a economia da cidade.
Católica Porto Business School
Católica Porto Business School inaugura ciclo Beyond Business
A Católica Porto Business School inaugurou o ciclo Beyond Business, com a presença de Isabel Pires de Lima.