CEO da Worten dá MasterClass na Pós-Graduação em Fashion Management

Miguel Mota Freitas, CEO da Worten e do Iberian Sports Retail Group (ISRG), foi o convidado da mais recente MasterClass, no âmbito da Pós-Graduação em Fashion Management, da Católica Porto Business School. A sessão começou com uma citação de Peter Drucker: "Culture eats strategy for breakfast, operational excellence for lunch, and everything else for dinner". Para Miguel Mota Freitas, a cultura de uma empresa é o principal segredo da sua longevidade e do seu sucesso, "o cimento".

Este foi o mote para uma conversa informal com a audiência, constituída maioritariamente por estudantes da pós-graduação. A sua principal referência, em todo o seu trajeto profissional, foi Belmiro de Azevedo, nome incontornável da evolução do tecido empresarial português e que sempre teve "como grande ambição criar um grupo que resistisse à passagem das gerações". A evolução de uma marca conhecida de todos os portugueses, como a Worten, é o legado dessa cultura empresarial. O CEO afirmou viver “muitos dos valores partilhados por Belmiro de Azevedo”: a aprendizagem contínua e o desafio permanente à abertura, a frugalidade, a informalidade e o estar muito presente nas equipas.

Sendo um curso da área da moda, tornou-se inevitável que Miguel Mota Freitas relatasse o seu percurso em marcas como a Zippy ou a Salsa. Para o atual CEO da Worten e do ISRG, os principais avanços no setor surgiram nos anos 1980, "com a Benetton e a sua palete infindável de cores", que representou uma mudança na possibilidade de escolha dos clientes e, mais tarde, com o crescimento do grupo Inditex e com "a sua estratégia de criação de peças do designer à loja em três semanas, revolucionando completamente o mercado, transformando uma cadeia que demorava meses em menos de quatro semanas”.

O Digitalismo da Worten, programa de transformação digital que assenta sobretudo numa renovação da cultura organizacional, centrada no cliente, nos colaboradores e em novas formas de trabalho, foi o tema da segunda parte da apresentação. Miguel Mota Freitas resumiu o objetivo deste programa na ambição de ter “uma Worten Digital com lojas físicas e um toque humano”.

Miguel Mota Freitas não quis deixar de salientar que a Pós-Graduação em Fashion Management é um instrumento imprescindível "para quem quer avançar mais na área da moda". O conhecimento é, cada vez mais, fundamental num mundo que está completamente imprevisível.

As inscrições para a segunda edição da Pós-Graduação em Fashion Management, com início marcado para março de 2023, já se encontram abertas. Os interessados podem consultar mais informação sobre o programa e efetuar a sua inscrição no site da Católica Porto Business School.

Faculdade de Educação e Psicologia Católica Porto Business School
Faculdade de Educação e Psicologia e Católica Porto Business School organizam formação internacional sobre o futuro do trabalho
Numa parceria entre a Psicologia e a Gestão, estudantes de 5 países participaram num Blended Intensive Programme (BIP) - um programa intensivo e inovador que combina ensino online e presencial, e que proporciona aos estudantes uma experiência internacional enriquecedora sem necessidade de deslocações prolongadas.
Católica Porto Business School
Três alunos da Católica Porto Business School ocupam pódio do Prémio Economia do Porto
A Católica Porto Business School completou o pódio do Prémio Economia do Porto, promovido pela Câmara Municipal do Porto, que atribui anualmente três dissertações académicas sobre temas relevantes para a economia da cidade.
Católica Porto Business School
Católica Porto Business School inaugura ciclo Beyond Business
A Católica Porto Business School inaugurou o ciclo Beyond Business, com a presença de Isabel Pires de Lima.