CLIL promove 3.ª Edição das Comunidades de Aprendizagem e Prática para docentes da UCP e do INOV-Norte
O Católica Learning Innovation Lab (CLIL) promove, entre março e dezembro de 2025, a 3.ª Edição das Comunidades de Aprendizagem e Prática (CAP). Esta é uma iniciativa que visa proporcionar aos docentes do ensino superior a oportunidade de planificar e implementar colaborativamente cenários de aprendizagem inovadores, articulados em áreas temáticas comuns.
Este ano, as nossas CAP alargaram os seus horizontes através do projeto INOV-NORTE | Atividade 4.2, envolvendo, em algumas comunidades, docentes das seis prestigiadas instituições de ensino superior que constituem o consórcio: a Universidade do Porto, que lidera o consórcio, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto Politécnico de Bragança, o Instituto Politécnico do Porto, a Escola Superior de Enfermagem do Porto e, naturalmente, a Universidade Católica Portuguesa. Este consórcio reforça o compromisso com a inovação e a excelência académica, criando novas sinergias e oportunidades para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras no contexto do ensino superior.
Cada comunidade tem como objetivo ser um ambiente de partilha de experiências pedagógicas entre docentes, sendo dinamizada por uma equipa de facilitadores.
Nesta edição, estão previstas seis CAP, sendo duas exclusivamente desenhadas para docentes dos quatro campi da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Tal como nas edições anteriores, os docentes são convidados a inscreverem-se como participantes na CAP cuja área temática seja da sua preferência.
A participação é voluntária e destina-se a apoiar os objetivos de desenvolvimento pedagógico de quem participar.
As inscrições nas CAP terminam no dia 16 de março de 2025 e devem ser realizadas através do seguinte formulário.
Para qualquer dúvida ou questão, por favor, contacte-nos através do Católica Learning Innovation Lab (CLIL) pelo e-mail clil@ucp.pt.
Conheça as seis Comunidades de Aprendizagem e Prática (CAP):
Prática Baseada em Evidências [CAP | UCP]
Esta CAP é destinada a docentes do ensino superior interessados em aprofundar a reflexão sobre o ensino e a aprendizagem através de uma abordagem sistemática e fundamentada. Focada na melhoria contínua da prática pedagógica, esta comunidade visa promover a partilha e a aplicação de investigação sobre a prática, incentivando a experimentação e a avaliação das estratégias de ensino. Ao valorizar a interligação entre teoria e prática, esta CAP pretende criar um espaço colaborativo onde os participantes possam desenvolver, documentar e disseminar conhecimentos que contribuam para práticas de ensino significativas.
Responsável pela CAP: UCP
Avaliação de, para e como Aprendizagem [CAP | UCP]
Esta CAP é destinada a docentes do ensino superior interessados em refletir sobre práticas de avaliação que promovam o desenvolvimento integral dos estudantes. Os trabalhos da comunidade serão centrados numa visão da avaliação não apenas como um instrumento de medida, mas também como um processo formativo e transformador. Esta CAP incentiva a utilização de estratégias diversificadas e sustentadas em evidências. Através da partilha de experiências, da reflexão crítica e da experimentação pedagógica, pretende-se fomentar abordagens que integrem a avaliação no percurso de ensino-aprendizagem.
Responsável pela CAP: UCP
Estratégias de Aprendizagem Ativa: primeiros passos [CAP | INOV-Norte]
Esta comunidade destina-se a docentes interessados em explorar estratégias e metodologias de aprendizagem ativa que impliquem uma menor complexidade associada à planificação e à implementação. O foco está em estratégias e metodologias que possam ser utilizadas de maneira mais pontual, como debates estruturados, simulações, sala de aula invertida, estudos de caso, entre outras abordagens. O objetivo é chegar a alternativas para o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas, interativas e centradas no aluno, promovendo envolvimento e participação.
Responsável pela CAP: UCP
Facilitadores: Rita Tavares de Sousa, Andréia Magalhães, Paula Queirós
Metodologias de Aprendizagem baseada em Perguntas, Problemas e Projetos: da planificação à implementação [CAP | INOV-Norte]
Esta comunidade é voltada para docentes que desejam discutir metodologias de ensino que implicam uma maior complexidade associada à planificação e à implementação, como a Aprendizagem Baseada em Problemas e/ou Projetos e práticas interdisciplinares. O foco está na elaboração colaborativa de estratégias que integram conteúdos, habilidades e competências em experiências de aprendizagem robustas e transformadoras. A proposta é proporcionar um espaço de troca, planificação e inovação curricular que apoie os docentes na implementação de metodologias voltadas a uma maior autonomia dos estudantes.
Responsável pela CAP: UCP
Facilitadores: Diana Mesquita, Patrícia Coutinho e Elisabete Silva
Inteligência Artificial Generativa e Ensino Superior: primeiros passos [CAP | INOV-Norte]
Esta comunidade tem como objetivo reunir docentes do ensino superior interessados em explorar o potencial da inteligência artificial (IA) para transformar práticas pedagógicas e de pesquisa. O espaço será dedicado à troca de experiências, identificação de oportunidades inovadoras e reflexão crítica sobre os desafios éticos, técnicos e pedagógicos do uso da IA na educação. Por meio de diálogos colaborativos, os participantes poderão debater desde aplicações práticas, como ferramentas específicas, até questões mais amplas, como o papel do professor em uma era de tecnologias emergentes.
Responsável pela CAP: IPP
Facilitadores: Mário Cruz, Ricardo Queirós e Jacinta Costa
Inclusão [CAP | INOV-Norte]
Esta comunidade busca fomentar discussões sobre uma abordagem que valorize a inclusão e a diversidade. O objetivo é criar um espaço colaborativo onde os docentes possam compartilhar estratégias pedagógicas que promovam um ensino mais equitativo e reflexivo, considerando as múltiplas perspetivas culturais e sociais dos estudantes.
Responsável pela CAP: UTAD
Facilitadores: Armanda Pereira, Susana Martins e Susana Barbosa