Comunidade dos quatro campi da Católica une-se em prol da consciencialização da Saúde Mental
O estigma associado à saúde mental é ainda um dos maiores desafios da saúde mental, como realçado por Miguel Telo de Arriaga, docente na Faculdade de Ciências Humanas, no MindCast, o Podcast de saúde mental da Católica. Para combater este problema, estudantes, docentes e colaboradores da Universidade Católica Portuguesa juntaram-se a várias iniciativas de sensibilização no dia 10 de outubro.
Na Sede da Católica, em Lisboa, o Dia da Saúde Mental foi assinalado com uma ação de sensibilização dirigida à comunidade académica, coordenada pelo Gabinete de Responsabilidade Social. Em articulação com a Equipa do Serviço de Saúde Mental, esta ação contou com a colaboração do Clube de Marketing, da Associação Académica de Direito, do Núcleo de Estudantes de Psicologia e de alguns estudantes desta licenciatura.
Simultaneamente, no Centro Regional do Porto, o destaque foi a divulgação dos serviços disponíveis no Gabinete de Estudantes e Empregabilidade, assim como o lançamento da medida Cheque-Psicólogo. O Campus de Viseu também aproveitou a ocasião para sensibilizar os estudantes sobre o Programa Cheque-Psicólogo, destacando a importância deste novo apoio para a saúde mental e bem-estar. No Centro Regional de Braga, foi feita a habitual divulgação desta importante data.
Entre as medidas divulgadas, destaca-se o “Cheque Psicólogo e Nutricionista”, uma nova medida do Ministério da Juventude e Modernização e Ministério da Educação. Criado para facilitar o acesso a estes serviços pelos estudantes de instituições de ensino superior portuguesas, o cheque visa promover a saúde mental e bem-estar, o desenvolvimento e adaptação em situações com potencial impacto na vida académica.
Esta iniciativa complementar aos serviços já existentes na Universidade, como as consultas de saúde mental, contribui para um ambiente de aprendizagem mais eficaz e produtivo, onde os estudantes se podem concentrar nas suas atividades académicas sem a sobrecarga de questões emocionais.
Rita Paiva e Pona, Assessora da Reitoria para a Responsabilidade Social, destaca que “as consultas de saúde mental da UCP pretendem ser, acima de tudo, um espaço de proximidade e de cuidado, respondendo de forma acolhedora a questões relacionadas com desafios emocionais tais como ansiedade, depressão, stress, entre outros”.
Criado pela Federação Mundial de Saúde Mental o Dia Mundial da Saúde mental tem como objetivo aumentar a consciencialização e mobilizar esforços de apoio à saúde mental.
Categorias: Saúde Mental
Quarta, 16/10/2024



ODS 3
Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Saiba Mais


ODS 4
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Saiba Mais


ODS 17
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável
Saiba Mais