Descubra as Cadeiras ODS disponíveis no 2.º semestre de 2023/2024

Na prossecução da sua missão de promover a consciencialização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, a Universidade Católica Portuguesa volta a disponibilizar duas cadeiras ODS para o próximo semestre. Estas disciplinas estão disponíveis para alunos de Licenciatura e Mestrado.

A primeira disciplina vai focar-se no ODS 14 – Proteger a Vida Marinha e é lecionada online entre 14 de fevereiro e 2 de maio, às quartas e quintas-feiras, das 17h30 às 18h45. Confere 5 ECTS e será ministrada em inglês. Aborda temas como a relação de Portugal com o mar, dimensões estratégicas do oceano, biodiversidade marinha e biotecnologia, economia azul, empreendedorismo e parcerias para o oceano, além da proteção legal do ambiente marinho.

Já a segunda disciplina foca-se no ODS 4 – Educação de Qualidade e é lecionada online de 8 de abril a 14 de maio, às segundas e terças-feiras, das 17h30 às 18h45. Confere 3 ECTS e será ministrada em português. Aborda temas como políticas públicas em educação, indicadores de educação de qualidade, ética, responsabilidade social e sustentabilidade nas instituições educativas, conflito, paz e direitos humanos na educação, educação inclusiva, cidadania global e aprendizagem ao longo da vida.

Estas cadeiras fazem parte da iniciativa estratégica "Cadeiras ODS" da Universidade Católica Portuguesa, que visa integrar disciplinas opcionais dedicadas ao estudo e compreensão dos ODS no currículo dos estudantes. Recentemente, esta iniciativa foi reconhecida como uma prática exemplar pela ONU.

O objetivo destas cadeiras é abordar questões cruciais para o desenvolvimento sustentável, alinhando-se com os ideais da Agenda 2030 da ONU, que visa erradicar a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar, proteger o ambiente e enfrentar as alterações climáticas.

As inscrições são feitas através dos canais habituais de cada faculdade.

Categorias: A Católica Ensino

Terça, 19/12/2023

ODS 17

Reforçar os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável

Saiba Mais