Dia da Mulher, 8 de março| As conquistas das Mulheres da Católica

O Dia Internacional da Mulher celebra a força, o talento e o impacto das mulheres na sociedade. Neste dia, reconhecemos as suas conquistas e momentos em que as mulheres da Católica nos inspiraram ao longo de 2024.


Evidenciando a capacidade de liderança e influência internacional, Isabel Capeloa Gil, Reitora da Católica foi a única portuguesa a integrar a lista 50 over 50 da Forbes, em 2024. Nesse mesmo ano, foi eleita Personalidade do Ano pela AmCham Tributes, e  distinguida pela Mary Robinson Foundation de Women for Climate Justice.

Na Investigação

Helga Martins, bolseira do pós-doutoramento em Desenvolvimento Humano Integral, venceu o prémio "European Oncology Nursing Society Best Rapid Fire Presentation Award 2024", com o trabalho “Pain monitoring and assessment in oncology: a best practice implementation project”.

Também no campo da investigação oncológica, Ana Moreno, investigadora do Human Neurobehavioral Laboratory (HNL), venceu o EU TalentOn 2024, com o Breath for Life, uma proposta de deteção precoce de cancro.

O impacto das investigadoras da Católica reflete-se também nos Best Scientists Rankings: No domínio da Biologia e Bioquímica são referenciadas as Investigadoras Manuela Pintado, Paula M. L. Castro e Célia M. Manaia, entre as melhores do país. Na área de Ciências Ambientais, Paula M. L. Castro volta a destacar-se no Best Scientists Rankings, enquanto na área de Microbiologia o mesmo reconhecimento é atribuído à investigadora Paula Teixeira.

Também Joana Romeiro, investigadora no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, fellow do PhD em DHI foi distinguida com o prémio “Martha E. Rogers Grant” pela Universidade de Nova Iorque, pelo projeto: “A vulnerabilidade social e seus efeitos na saúde da criança imigrante residente em Portugal”.

Entre os dez investigadores da Universidade Católica Portuguesa no Top mundial de cientistas mais citados em 2023, segundo o ranking “World’s Top 2% Scientists 2023”, da Universidade de Stanford, cinco são mulheres: Célia Manaia, Marta W. Vasconcelos, Manuela Pintado e Paula Teixeira, do Centro de Biotecnologia e Química Fina, e  Paula Ravasco, investigadora do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde. Já entre os seis investigadores destacados pelo impacto gerado para a ciência ao longo da carreira, cinco são mulheres: Paula Ravasco, Célia Manaia, Paula Teixeira, Manuela Pintado e Paula Castro.

Em novembro de 2024, Célia Manaia foi ainda reconhecida como uma das cientistas mais citadas do mundo, pelo quinto ano consecutivo. Enquanto Sara Silva Pereira, investigadora no Católica Biomedical Research Centre foi distinguida com uma medalha de honra L´Oréal Portugal.

 

No impacto dos alumni

Na lista 30 under 30, a Forbes distinguiu 30 jovens com menos de 30 anos que transformaram os seus sonhos e ambições em trabalho e que se tornaram verdadeiros e talentosos empreendedores ao criar projetos com impacto.

Entre estes, Carolina Queiroz Cunha, licenciada em Comunicação Social e Cultural e Bárbara Oliveira, pós-graduada em Aleitamento Materno, alumnas da Católica, destacaram-se nas categorias de Arte e Healthcare.

Do outro lado do Atlântico, Rita Alexandre, alumna da CATÓLICA-LISBON recebeu um Prémio de Excelência Académica pela University of San Diego.

Maria Caetano, alumna da CATÓLICA-LISBON, levou o nome de Portugal e da Católica aos Jogos Olímpicos de 2024, na modalidade de dressage.

 

Nas conquistas das estudantes

Ainda no campo do desporto, Maria Inês Correia, finalista da licenciatura em Enfermagem, sagrou-se campeã universitária de Kickboxing na disciplina de low kick, demonstrando que é possível conciliar o desporto de alta competição com os estudos,  

Já o brio académico valeu a Maria Martins, mestranda na Católica Porto Business School, o 3.º lugar no Prémio da Economia do Porto.

Categorias: A Católica Católica Stories

Sexta, 07/03/2025

ODS 5

Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas

Saiba Mais