Diretores da Escola das Artes e da Faculdade de Medicina Dentária foram reconduzidos

Nuno Crespo foi reconduzido como diretor da Escola das Artes e Marlene Tourais de Barros como diretora da Faculdade de Medicina Dentária, pelo Magno Chanceler da Universidade Católica Portuguesa para o triénio 2024-2027.

Na cerimónia de tomada de posse Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, afirmou que “apesar de distintas, são duas das Escolas onde as apostas na criatividade se fazem sentir de forma mais forte. São duas Escolas ancoradas em regiões diferentes, Porto e Viseu, mas que não esgotam a sua atividade nas regiões. Têm uma missão nacional e internacional, e isso é especialmente importante de sublinhar.”

Nuno Crespo expressou o seu reconhecimento à equipa que o tem acompanhado e destacou os principais marcos da Escola das Artes: “criamos cursos novos como a Licenciatura e o Mestrado em Cinema, a Pós-graduação em curadoria e Mercados de Arte, entre outros. Aumentamos em mais de 50% o número de alunos entre 2017 e 2024. Organizamos 29 exposições, pelas quais passaram mais de 17 mil pessoas, fizemos 43 concertos, organizamos mais de 74 conversas com artistas, 152 conferências, recebemos 14 artistas para residências artísticas e começamos o novo cineclube que agora é totalmente coordenado pelos estudantes.” O diretor da Escola das Artes referiu também uma conquista recente: “temos hoje o Católica Art Center, composto por três espaços do Campus do Porto da Universidade Católica Portuguesa, que integra desde o início de setembro a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea a nível nacional. Um roteiro onde se juntam as instituições nacionais mais relevantes de arte contemporânea. Este reconhecimento faz da Universidade Católica Portuguesa a única em Portugal e das poucas na Europa a possuir um centro cultural com este reconhecimento.” O Católica Art Center é composto por uma Sala de Exposições, pelo Auditório Ilídio Pinho e pela Blackbox, mais vocacionada para as artes performativas. “A arte não faz só coisas interessantes que nos dão prazer e matam o nosso ócio, mas são uma forma de questionar o mundo, de o imaginar, de o contemplar e de o amar", realçou Nuno Crespo. Da Escola das Artes tomaram também posse Pedro Alves, como vice-diretor, e Joana Teixeira, como vogal da direção.

A diretora da Faculdade de Medicina Dentária, Marlene Barros, no seu discurso de tomada de posse referiu: “são 5 anos de história, mas 24 anos de propósito. 24 anos a prestar serviços de ensino, a construir conhecimento e a trabalhar com e para a comunidade, servindo Viseu e o mundo. A Faculdade de Medicina Dentária está a construir o seu próprio modelo de inovação pedagógica e a transformação exigiu uma intervenção em três dimensões: a criação de novos laboratórios de simulação para ensino pré-clínico; a criação de um estudo de pós-graduação, com bloco cirúrgico; e a requalificação da clínica dentária, dedicada ao ensino clínico.” A diretora reiterou também a capacidade de captação de estudantes internacionais, “atualmente 27% dos nossos alunos são estrangeiros.” A equipa da Faculdade de Medicina Dentária é composta por Maria José Correia (para a área da Qualidade), Anna Moura (diretora clínica), Tiago Marques (para a área da tecnologia e inovação pedagógica), Nuno Rosa (diretor do centro de investigação CIIS, Nélio Veiga (coordenador do mestrado integrado em medicina dentária).

A cerimónia de tomada de posse decorreu a 4 de dezembro de 2024 no Auditório Carvalho Guerra, no Campus do Porto da Universidade Católica Portuguesa. No mesmo dia assinou o livro de tomada de posse Céline Abecassis-Moedas, Pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa para a área de Inovação e Empreendedorismo, tendo a cerimónia de tomada de posse da Reitoria acontecido a 15 de novembro.

Escola das Artes
João Grilo apresenta ivu’kar no Dashed Concert de abril
A Escola das Artes recebe João Grilo para o Dashed Concert do mês de abril.
Escola das Artes
"A Crise Moderna na Arte Sacra" conferência em abril com inscrições abertas
Nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2025, a Escola das Artes promove, em colaboração com a Brotéria, o curso "A Crise Moderna na Arte Sacra".
Escola das Artes
Aluno da EA inaugurou exposição na Galeria Municipal do Porto
Forma Primeira, estará patente até dia 22 de junho na Galeria Municipal do Porto.