Escola Superior de Biotecnologia empenhada na luta contra a Covid-19
Em linha com o anunciado na semana passada pela Presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, são vários os investigadores, docentes, alunos e colaboradores que estão na linha da frente para ajudar a combater a pandemia COVID-19. Hoje damos a conhecer o trabalho que está a ser desenvolvido pelo Laboratório Associado CBQF, da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.
Desde o primeiro momento abraçando a integração do projeto “SciPT Task Force against COVID-19”, diversos investigadores do CBQF uniram esforços para disponibilizar materiais e equipamentos. O objetivo desta TaskForce, que integra vários institutos de investigação de todo o país, é o de facilitar o acesso a diferentes recursos disponíveis, de modo a que as unidades certificadas para fazer diagnóstico da Covid-19 possam realizar o maior número de testes possível. Vários investigadores do CBQF inscreveram-se também como voluntários para participar neste esforço conjunto.
Em ação concertada com o Centro Hospitalar Universitário de São João, o CBQF juntou-se também à iniciativa levada a cabo por diversos institutos de investigação da região Norte, na produção de meios de transporte para as zaragatoas de diagnóstico da Covid-19, e na produção de viseiras para a proteção dos profissionais de saúde. Tem sido com grande empenho e espirito de missão que vários investigadores e colaboradores do CBQF se entregaram a estas tarefas, das quais beneficiam o Hospital de São João e outros hospitais da região Norte.
Durante esta semana:
- Produziram-se mais de 25.000 tubos com meio de transporte para zaragatoa para apoiar a amostragem do vírus SARS-CoV-2;
- Produziram mais de 100 viseiras, por impressão 3D.
Mais informações disponíveis aqui.