Estudantes da UCP no Porto dão formação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessoa da Universidade Católica Portuguesa, no Porto (UDIP), através do projeto CAtólica SOlidária (CASO), promoveu ao longo do semestre uma atividade extracurricular com o tema “Educar para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.
Esta iniciativa responde ao desafio da institucionalização da metodologia Aprendizagem-Serviço, lançado a nível nacional pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), através do projeto CApS – Universidade Católica e Aprendizagem-Serviço: Inovação e Responsabilidade Social. Nesta metodologia são valorizadas a participação ativa dos estudantes e dos membros da comunidade e a reflexão sobre a experiência vivida.
No âmbito desta unidade extracurricular, cerca de 15 alunos de diferentes Unidades Académicas do Centro Regional do Porto receberam formação sobre o tema e sobre a pedagogia dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com o objetivo de criarem momentos formativos para que os próprios possam divulgar e consciencializar os outros sobre esta temática.
Nas últimas semanas, os estudantes, que aderiram à experiência de forma voluntária, têm dinamizado formações com diferentes públicos-alvo: escolas secundárias, estudantes e voluntários das Universidades Católicas de Angola e Pernambuco e ainda alunos da UCP. As 15 sessões promovidas correspondem a um total de cerca de 25 horas de formação sobre os ODS e o seu impacto na sociedade.
Desafiamos dois alunos a partilharem as suas experiências nesta iniciativa. São dois testemunhos – da Ema Aires e do Gonçalo Morais – que reforçam a cada vez maior importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos dias de hoje.
Conheça os testemunhos dos alunos aqui.