Finalistas de Enfermagem realizam Compromisso Profissional na Sé Catedral do Porto
Os recém-licenciados em Enfermagem, da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa, fizeram o seu compromisso profissional na Sé Catedral do Porto, numa Eucaristia de Ação de Graças presidida pelo Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, D. Joaquim Dionísio.
Num ato que se repete ano após ano, os finalistas em enfermagem da Escola de Enfermagem (Porto) agradeceram todo o seu percurso e afirmaram sob juramento (adaptado do original de Florence Nightingale) que se comprometem perante a sociedade e os seus pares, a pautar a prática profissional com competência e responsabilidade, cumprindo os valores humanistas e científicos recebidos ao longo da sua formação e a respeitar continuamente os princípios que orientam o exercício profissional do enfermeiro.
O Bispo Auxiliar da Diocese do Porto reforçou o significado do momento como o reconhecimento do apoio de tantos e da bondade de Deus que não deixou cada um dos finalistas desistir. Fazendo alusão ao santo do dia, S. Bento - patrono da Europa, inspiração para muitos pelas regras e pelo exemplo, apelou a cada um dos finalistas para que sejam capazes de trabalhar e rezar, colocando os olhos naquEle que é a nossa razão de ser. Na referência às leituras do dia, o presidente da celebração incentivou os presentes a saberem aproximar-se dos outros, a saberem inclinar o coração para a verdade, a se relacionarem não só com conhecimento, mas também com sabedoria para viver a vida e adaptando-se às circunstâncias e ao outro que diante de nós se encontra. Em jeito de pedido, D. Joaquim Dionísio, recordando a Parábola do “Bom Samaritano”, solicitou aos futuros enfermeiros que não caiam no aborrecimento de deixarem de fazer o bem mesmo que ninguém veja ou que não o agradeça e que o bem que fizerem nunca seja motivo de arrependimento.
A direção da Escola de Enfermagem (Porto) reforçou a importância do compromisso dos seus finalistas perante toda a comunidade, agradecendo a confiança de cada um (e seus familiares) na instituição, reafirmando a disponibilidade para o acompanhamento futuro de cada “novo enfermeiro.”
Nesta celebração foram ainda benzidas as mãos dos futuros enfermeiros, apelando a que sejam instrumento de cura, de apoio e consolo a todos aqueles que se cruzem nos seus caminhos.
A cerimónia decorreu a 11 de julho de 2024 e contou com a presença de outros dos colegas e respetivas famílias, de membros da reitoria da Universidade Católica Portuguesa, da direção da Escola de Enfermagem (Porto) e da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem, da direção da Escola de Enfermagem (Lisboa) da Universidade Católica Portuguesa, de docentes e funcionários, de representantes das instituições parceiras e da Ordem dos Enfermeiros.