GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA E SANEAMENTO GLOBAL | A visão de Boston College sobre o ODS #6: Água limpa e saneamento
“Penso que é de importância vital que a água potável e o saneamento sejam um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável porque a água é a base da vida humana e da prosperidade dos seres humanos”, diz Cyrus Rosen, estudante de graduação em Engenharia. E, em consonância com este princípio, o Boston College (BC) “tem empreendido iniciativas notáveis para fazer avançar este objetivo através de medidas extensivas de conservação da água, práticas de sustentabilidade, esforços de investigação e envolvimento da comunidade”, assegura Hanqin Tian, Diretor e Docente do Center for Earth System Science & Global Sustainability em BC.
Para além da implementação de “iniciativas em todo o campus, tais como a modernização de sanitas, chuveiros e torneiras com acessórios de baixo fluxo, a utilização de sistemas de aspersão sensíveis às condições meteorológicas, a recolha de águas pluviais e a reutilização de águas cinzentas para atenuar o escoamento de águas pluviais”, a comunidade académica participa ativamente em projetos como o Social Justice Through Hydroponics.
Além disso, o docente destaca o trabalho do Center for Earth System Science and Global Sustainability e do The Schiller Institute for integrated Science and Society. “O Boston College estende também os seus esforços além do campus através do envolvimento comunitário e global”, por meio de projetos de aprendizagem-serviço que melhoram a qualidade da água em áreas urbanas, ou de workshops públicos, acrescenta Hanqin Tian.
Esta abordagem também se reflecte na investigação do Boston College. De acordo com Cyrus Rosen, “integrado numa engenharia centrada no ser humano no Boston College, não nos concentramos apenas na engenharia técnica, mas também na forma como abordamos um problema na perspetiva do ser humano”. No caso de Cyrus, isto significou participar num projeto “para recolher água da chuva e reciclar água cinzenta para uma comunidade indígena”, no Equador.