Grupo de trabalho da SACRU apela aos profissionais de saúde que abracem a vulnerabilidade como um imperativo moral
No dia 7 de abril, doutorandos de sete universidades membros da Strategic Alliance of Catholic Research Universities (SACRU) juntaram-se a líderes de instituições católicas e de saúde num seminário no campus de Roma da Australian Catholic University (ACU). Da Universidade Católica Portuguesa estiveram presentes o Professor André Azevedo Alves, Director do Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos (CIEP-Católica) e a doutoranda Joana Ramos, bolseira de investigação do mesmo centro.
Orientado pelo Professor David Kirchhoffer, diretor do Centro de Bioética de Queensland da ACU e presidente do Grupo de Trabalho da SACRU sobre Vulnerabilidade e Saúde, o evento coincidiu com o Jubileu dos Doentes e dos Profissionais de Saúde. Segundo o Professor Kirchhoffer, o grupo de trabalho acredita que as instituições de saúde e os prestadores individuais têm "um imperativo moral… de criar espaços de confiança onde as pessoas possam ser vulneráveis em segurança, de forma a permitir o seu florescimento integral". O evento teve como objetivo analisar as dimensões éticas e sociais da vulnerabilidade e apelar às instituições para que reconheçam a fragilidade não como uma fraqueza, mas como parte integrante da experiência humana e dos cuidados autênticos. O Grupo de Trabalho sobre Vulnerabilidade e Saúde da SACRU procura envolver ativamente jovens investigadores na importância de colocar a vulnerabilidade no centro do seu trabalho.
O Vice-Reitor da ACU e Presidente da SACRU, Professor Zlatko Skrbis, referiu que a SACRU conta com oito grupos de trabalho, incluindo o grupo de trabalho sobre Vulnerabilidade e Saúde, nos quais as universidades membros colaboram para produzir resultados de investigação de elevada qualidade, "a colaboração em investigação no seio da SACRU tem uma abordagem global, permitindo-nos maximizar o nosso impacto nas sociedades e comunidades que servimos", afirmou.
Entre os convidados de honra do evento da SACRU a 7 de abril estiveram o Embaixador da Austrália junto da Santa Sé, o Honorável Keith Pitt, e a Pro-Chanceler da ACU e Presidente do Conselho de Administração da Mercy Health Australia, Virginia Bourke.
A encerrar a sessão, o teólogo James F. Keenan, S.J., Vice Provost for Global Engagement do Boston College, ofereceu uma profunda reflexão sobre a vulnerabilidade como compromisso ético:
"A vulnerabilidade é um conceito robusto na ética dos cuidados de saúde. Identifica aqueles que se encontram em situação de precariedade, sim – mas também aqueles que respondem. Enfermeiros, médicos, cuidadores: devem permitir-se ser vulneráveis perante aqueles que servem. É esta abertura fundamental que dá à vulnerabilidade o seu poder no nosso tempo."
Já o Professor Pier Sandro Cocconcelli, Secretário-Geral da SACRU e Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, Alimentares e Ambientais da Università Cattolica del Sacro Cuore, referiu que "esta iniciativa é ainda mais significativa após o Jubileu dos Doentes e do Mundo da Saúde. A SACRU está comprometida em continuar a promover espaços de diálogo e colaboração, para que a próxima geração de cientistas possa enfrentar os grandes desafios éticos e sociais do nosso tempo com rigor, paixão e responsabilidade."