Grupo de trabalho da SACRU apela aos profissionais de saúde que abracem a vulnerabilidade como um imperativo moral

No dia 7 de abril, doutorandos de sete universidades membros da Strategic Alliance of Catholic Research Universities (SACRU) juntaram-se a líderes de instituições católicas e de saúde num seminário no campus de Roma da Australian Catholic University (ACU). Da Universidade Católica Portuguesa estiveram presentes o Professor André Azevedo Alves, Director do Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos (CIEP-Católica) e a doutoranda Joana Ramos, bolseira de investigação do mesmo centro.

Orientado pelo Professor David Kirchhoffer, diretor do Centro de Bioética de Queensland da ACU e presidente do Grupo de Trabalho da SACRU sobre Vulnerabilidade e Saúde, o evento coincidiu com o Jubileu dos Doentes e dos Profissionais de Saúde. Segundo o Professor Kirchhoffer, o grupo de trabalho acredita que as instituições de saúde e os prestadores individuais têm "um imperativo moral… de criar espaços de confiança onde as pessoas possam ser vulneráveis em segurança, de forma a permitir o seu florescimento integral". O evento teve como objetivo analisar as dimensões éticas e sociais da vulnerabilidade e apelar às instituições para que reconheçam a fragilidade não como uma fraqueza, mas como parte integrante da experiência humana e dos cuidados autênticos. O Grupo de Trabalho sobre Vulnerabilidade e Saúde da SACRU procura envolver ativamente jovens investigadores na importância de colocar a vulnerabilidade no centro do seu trabalho.

O Vice-Reitor da ACU e Presidente da SACRU, Professor Zlatko Skrbis, referiu que a SACRU conta com oito grupos de trabalho, incluindo o grupo de trabalho sobre Vulnerabilidade e Saúde, nos quais as universidades membros colaboram para produzir resultados de investigação de elevada qualidade, "a colaboração em investigação no seio da SACRU tem uma abordagem global, permitindo-nos maximizar o nosso impacto nas sociedades e comunidades que servimos", afirmou.

Entre os convidados de honra do evento da SACRU a 7 de abril estiveram o Embaixador da Austrália junto da Santa Sé, o Honorável Keith Pitt, e a Pro-Chanceler da ACU e Presidente do Conselho de Administração da Mercy Health Australia, Virginia Bourke.

A encerrar a sessão, o teólogo James F. Keenan, S.J., Vice Provost for Global Engagement do Boston College, ofereceu uma profunda reflexão sobre a vulnerabilidade como compromisso ético:

"A vulnerabilidade é um conceito robusto na ética dos cuidados de saúde. Identifica aqueles que se encontram em situação de precariedade, sim – mas também aqueles que respondem. Enfermeiros, médicos, cuidadores: devem permitir-se ser vulneráveis perante aqueles que servem. É esta abertura fundamental que dá à vulnerabilidade o seu poder no nosso tempo."

Já o Professor Pier Sandro Cocconcelli, Secretário-Geral da SACRU e Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, Alimentares e Ambientais da Università Cattolica del Sacro Cuore, referiu que "esta iniciativa é ainda mais significativa após o Jubileu dos Doentes e do Mundo da Saúde. A SACRU está comprometida em continuar a promover espaços de diálogo e colaboração, para que a próxima geração de cientistas possa enfrentar os grandes desafios éticos e sociais do nosso tempo com rigor, paixão e responsabilidade."

Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos
Professora Mónica Dias Participa no Evento Sant Jordi 2025 em Lisboa
No dia 23 de abril, a Biblioteca Palácio Galveias em Lisboa foi palco do evento Sant Jordi 2025, uma celebração cultural que remonta à lenda do cavaleiro Sant Jordi e o dragão.
SACRU
GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA E SANEAMENTO GLOBAL | A visão de Boston College sobre o ODS #6: Água limpa e saneamento
Na mais recente reflexão da SACRU sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, o Boston College abordou o ODS #6: Água potável e saneamento. Explore o artigo de Hanqin Tian e o vídeo de Cyrus Rosen, para conhecer mais iniciativas notáveis que estão a impulsionar este objetivo.
Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos
Investigadora do CIEP vence Prémio da Associação Portuguesa de Ciência Política 2025
Catarina Leão, investigadora do Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos (CIEP) da Universidade Católica Portuguesa, venceu o Prémio da Associação Portuguesa de Ciência Política 2025 para a melhor tese de doutoramento intitulada "Autocratic Legacies and Immunisation Against Extremism: A Rational Choice Approach”. Saiba mais aqui.