Inquérito às Competências dos Adultos: Católica já começou a fazer entrevistas

O Inquérito às Competências dos Adultos, que está a ser conduzido pela Universidade Católica Portuguesa, começou este fim de semana a ser aplicado em todo o País. Nesta parte central do estudo do PIAAC – Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos, serão entrevistadas 5 mil pessoas, durante os próximos meses.

As entrevistas serão feitas no domicílio do inquirido apenas a pessoas com idades entre os 16 e os 65 anos, escolhidas de forma aleatória e terão uma duração entre 45 e 120 minutos.

A equipa responsável pelas entrevistas é dirigida por Ricardo Ferreira Reis, diretor do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica Portuguesa. Feitas as entrevistas, terá início à fase seguinte de análise de dados, pelo que os resultados globais só serão conhecidos no final de 2024.

O Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (Programme for the International Assessment of Adult Competencies, PIAAC), promovido pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) pretende dar assistência aos governos na avaliação, monitorização e análise do nível e da distribuição das competências dos adultos. Este trabalho vai permitir conhecer o capital humano dos países participantes nesta iniciativa.
 

Saiba mais sobre a iniciativa