Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde associa-se à Santa Casa da Misericórdia de Vale de Besteiros para projetos Aprendizagem-Serviço
O Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde (IGOS) da Universidade Católica associou-se à Santa Casa da Misericórdia de Vale de Besteiros no âmbito dos projetos Aprendizagem-Serviço (ApS), “InoDar: Uma Ferramenta para Ajudar” e “Gestores Responsáveis”.
20 estudantes e 3 docentes do Centro Regional de Viseu, UCP, irão participar nos projetos que envolvem 3 unidades curriculares da Licenciatura em Gestão lecionada pelo IGOS: “Inovação e Gestão da Mudança”, “Psicologia Social” e “Ética e Responsabilidade Social das Empresas”.
Os projetos irão permitir aos alunos a aplicação de competências adquiridas no curso em contexto real e, simultaneamente, o desenvolvimento de competências transversais, nomeadamente, empatia, responsabilidade, solidariedade, cooperação e iniciativa.
Paralelamente, através de um processo de consultoria e parceria, pretende-se promover a inovação, a inclusão social, económica e as políticas da Santa Casa da Misericórdia de Vale de Besteiros, bem como incentivar a adoção de práticas sustentáveis.
A ApS, em prática na UCP desde 2020, é uma metodologia de ensino que combina a aprendizagem académica com o serviço à comunidade por forma a que os estudantes se formem, pessoal e profissionalmente, a partir do trabalho com necessidades reais da comunidade.