Investigadora do CECC publica ensaio na revista Diacrítica

A investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC), Prof.ª Doutora Adriana Martins, desenvolveu o ensaio com o título "Quando o arquivo vomita Salazar. Representações da mulher no cinema português contemporâneo". Subordinada ao tema "WOMANART - Mulheres, Artes e Ditadura: Os casos de Portugal, Brasil e Países Africanos de Língua Portuguesa", o ensaio discute algumas representações fílmicas da mulher portuguesa do Estado Novo, a partir de uma seleção de filmes de realizadoras portuguesas contemporâneas que lançam mão de memórias públicas e privadas e de diferentes materiais de arquivo para questionar a representação pública da ditadura.

A publicação, inserida no volume 34, número 2, da revista Diacrítica, publicada pela Universidade do Minho, pode ser consultada aqui.

Transform4Europe Centro de Estudos de Comunicação e Cultura
“A cultura é uma forma de lidar com o irreparável”
Pode a cultura reparar os efeitos da guerra? Esta foi a grande questão em debate na primeira edição do Science Café da Transform4Europe, organizado pela Universidade Católica Portuguesa como um evento paralelo à 14.ª Lisbon Summer School for the Study of Culture. Leia mais aqui.
Transform4Europe Faculdade de Ciências Humanas Centro de Estudos de Comunicação e Cultura
Cultura, Guerra e Paz em debate na XIV Lisbon Summer School da Católica
A relação entre Cultura e Guerra esteve em debate de 24 a 29 de junho na Fundação Calouste Gulbenkian e na UCP, em Lisboa. Organizada pelo Lisbon Consortium da Faculdade de Ciências Humanas, é também a primeira Summer School da aliança de universidades Transform4Europe. Saiba mais aqui.
Transform4Europe Centro de Estudos de Comunicação e Cultura
T4EU Science Café: Católica discute papel da cultura perante impacto da guerra
“Pode a guerra ser reparada (pela cultura)?” será a questão em debate entre Christiane Solte-Gresser e Isabel Capeloa Gil na primeira edição do T4EU Science Café, no dia 25 de junho. Saiba mais sobre o evento aqui.