Investigadora Sandra Martins Pereira é a nova diretora do Instituto de Bioética

No dia 18 de setembro, realizou-se a tomada de posse da nova diretora do Instituto de Bioética na presença da Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil. A investigadora Sandra Martins Pereira, doutorada em Bioética e a primeira portuguesa a fazer parte da direção da Associação Europeia de Cuidados Paliativos, assume a direção de um Instituto que foi criado, em 2002, pelo Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa, com o compromisso de alargar e adaptar o trabalho de investigação em Bioética aos novos desenvolvimentos da ciência e da tecnologia.

No discurso de tomada de posse, Sandra Martins Pereira abordou o processo de reavaliação interna por que o Instituto de Bioética passou, do qual resultou um relatório que propõe, entre outros pontos, a sua integração na Faculdade de Medicina da Universidade Católica, em moldes ainda a definir.

A nova diretora do Instituto pretende promover uma “mudança transformacional e de cultura organizativa, que passa pela definição de um plano estratégico e pela realização de mudanças incrementais que permitam transformar e reinventar-se”. A investigadora pretende preparar o Instituto de Bioética para a sua integração na Faculdade de Medicina e “torná-lo num centro de excelência e referência nacional e internacional na investigação, educação, reflexão e discussão de temas, problemas e desafios bioéticos ao serviço da sociedade”, conclui.

Entre 1996 e 2003, Sandra Martins Pereira exerceu funções como enfermeira em diferentes hospitais universitários, tendo sido professora na Universidade dos Açores entre 2003 e 2013. Em 2011, concluiu o doutoramento em Bioética no Instituto de Bioética, programa que atualmente coordena. Posteriormente, realizou formação pós-doutoral e participou em projetos de investigação ligados a questões éticas em fim de vida e cuidados paliativos em países como Holanda e Bélgica. Atualmente, é investigadora principal FCT no CEGE – Centro de Estudos em Gestão e Economia da Universidade Católica Portuguesa, sendo investigadora co-principal da área de Sustentabilidade e Ética.

Saiba mais aqui.

Instituto de Bioética Católica Opinion-Makers
Mara de Sousa Freitas: "Saúde para todos, um caminho, um horizonte: a bioética"
"A saúde exige justiça, igualdade, equidade, cooperação e solidariedade. A criação de mais e melhor saúde, para todos, é a expressão de respeito e responsabilidade para as gerações atuais e vindouras, pois coloca o cuidado no cerne da vulnerabilidade humana. A Bioética é, por isso, o conhecimento necessário e urgente em face dos múltiplos desafios e horizontes para a saúde", escreve Mara de Sousa Freitas, Diretora do Instituto de Bioética, no Dia Mundial da Saúde. Leia mais aqui.
Instituto de Bioética
Candidaturas abertas para o Doutoramento em Bioética
Estão abertas as candidaturas para a 6.ª edição do Doutoramento em Bioética do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa. As candidaturas terminam no dia 30 de dezembro de 2021.
Instituto de Bioética
Investigadores do Instituto de Bioética e do CEGE publicados na revista científica Palliative Medicine
A investigação produzida pelos investigadores Sandra Martins Pereira e Paulo Hernández-Marrero, posteriormente publicada sob a forma de artigo científico na revista de maior prestígio na área científica dos cuidados paliativos a nível mundial (Palliative Medicine).