'Once in a lifetime opportunity': a experiência internacional de David na Licenciatura em Business Administration
“Once in a lifetime opportunity”. É assim que David Almeida descreve a experiência internacional que está a ter nos Estados Unidos da América. Uma oportunidade trazida com a licenciatura internacional em Business Administration que frequenta na Católica Lisbon School of Business & Economics (CLSBE) da Universidade Católica Portuguesa.
David tem 20 anos e apesar de dizer que esta “é a melhor experiência até hoje”, confessa que “nem tudo tem sido um mar de rosas”. Viver sozinho “literalmente no outro lado do mundo, traz algumas dificuldades”. Uma delas é “a distância dos pais, dos amigos, da namorada. Não é fácil não os ter por perto quando surge algum problema”.
“As plataformas online ajudam a manter contacto, mas nada como estar fisicamente com as pessoas”, acrescenta.
Mas o problema não é só a distância. A comida, garante o estudante, “tem sido uma grande dificuldade, porque estava habituado à cozinha portuguesa, que é das melhores do mundo e na América é só fast food”.
“Se quero comer bem, tenho de cozinhar e não estava habituado a isso. Tenho também de limpar a casa, lavar a roupa. Tudo o que não fazia em casa. Mas se tivermos vontade de que as coisas corram bem e a motivação para que isso aconteça, é um pequeno obstáculo na grande oportunidade que é o intercâmbio”, refere.
Quando terminou o 12.º ano, David Almeida,” já sabia que queria tirar Gestão na Católica”. Quanto à escolha de uma licenciatura internacional, refere: “este formato de curso é o melhor, pois sempre quis viajar pelo mundo e fazer uma carreira internacional, eventualmente trabalhar para uma multinacional ou possuir uma empresa própria.”
A experiência ainda vai a meio, mas o aluno refere que “tem valido muito a pena”. E explica porquê: “pelas pessoas incríveis de todo o mundo que conheci, o que me expandiu significativamente os horizontes, as aulas, workshops que frequentei, os eventos e a participação em clubes com os melhores dos melhores”.
Outro aspeto “muito positivo desta experiência”, sublinha, é o facto de “estar a ter contacto com empresas norte-americanas. Elas fazem apresentações e eventos na faculdade e estabelecem ligações com os alunos, para termos contacto com o mundo empresarial”.
Trabalhar nos EUA, não é, no entanto, o desejo de David Almeida. O jovem estudante que sempre sonhou “viajar pelo mundo e ter uma carreira internacional” quer voltar para Portugal, quando acabar o ano.
O regresso é uma certeza, sabendo que “não poderia estar melhor preparado”, até porque salienta, “o curso é único no país. Nenhum outro oferece a possibilidade de uma licenciatura tão internacional como esta em Portugal, com tão vasta oferta de programas e parcerias, bem como a particularidade de ser lecionado desde o primeiro ano em inglês”.
“Acredito que para o tipo de carreira que tenciono fazer, não poderia estar numa melhor posição. Estou bastante mais bem preparado para entrar no mercado de trabalho e estabelecer ligações com entidades estrangeiras. Tudo o que aprendi e vivi certamente levo para o resto da vida”, acrescenta o jovem.
Saiba mais sobre as licenciaturas internacionais da CATÓLICA-LISBON hoje, às 16h00, no Open Day Digital.
Categorias: Católica-Lisbon School of Business & Economics Católica sem fronteiras
Quarta, 19/01/2022