Portal Ciência-UCP dá a conhecer investigação realizada pela Católica
“Preencham e consultem esta ferramenta, que é essencial para que a Universidade Católica Portuguesa se afirme cada vez mais como uma universidade de investigação”.
O desafio foi lançado pela Reitora da Universidade Católica Portuguesa na sessão de apresentação pública do Portal Ciência-UCP que decorreu no dia 15 de dezembro.
Na sessão, Isabel Capeloa Gil referiu que o portal “é um instrumento que irá permitir não só agregar aquilo que é a performance científica da Universidade, mas também dar visibilidade àquilo que é o trabalho individual de cada um dos investigadores, as suas áreas de pesquisa e especialidades”.
“A plataforma permite também que a Universidade consiga ter dados fidedignos que lhe permitam medir a forma como nos posicionamos nas várias áreas de especialidade”, acrescentou a Reitora da UCP.
Já Bruno Marçal, coordenador da rede de bibliotecas, salientou que “a Plataforma foi entregue à comunidade em fevereiro e já conta com mais de 16 mil e 500 publicações”, destacando ainda o “conjunto muito vasto de ferramentas que tornam esta plataforma única e agregadora para toda a comunidade UCP.”
Outro aspeto assinalável desta plataforma, referiu o responsável pela criação do portal, é o de permitir “uma interação entre a investigação que é desenvolvida na Universidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis”.
Também presente nesta sessão de apresentação, Peter Hanenberg, Vice-Reitor para a Investigação e Inovação, agradeceu o empenho de toda a equipa liderada por Bruno Marçal e destacou várias funcionalidades do portal, que permite agregar de forma sistemática toda a informação referente à investigação.
“Podemos através desta plataforma conhecer os projetos e as publicações, muitas delas já com acesso aberto e tudo isso vai-nos ajudar a ser ainda mais uma universidade e unidade académica como pretendemos ser”, acrescentou o Vice-Reitor.