Realizadora María Elorza, crítico de cinema Leo Goldsmith e cineasta Éric Baudelaire dão aulas abertas na Escola das Artes

Entre os dias 21 e 23 de novembro, no âmbito da parceria da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa com o Porto/Post/Doc, a realizadora María Elorza, o crítico de cinema Leo Goldsmith e o cineasta Éric Baudelaire irão estar na Escola das Artes para a realização de três masterclasses.

No dia 21 de novembro, às 16 horas, no Auditório Ilídio Pinho, a realizadora María Elorza irá partilhar os seus métodos e estratégias de trabalho, com especial enfoque na passagem do formato curto para a longa-metragem, a partir do seu próprio percurso. Como exemplo do seu trabalho, Maria Elorza co-realizou o “dicionário audiovisual” Irudi mintzatuen hiztegi poetikoa (2013, Prémio de Melhor Argumento Basco no Zinebi) e o compêndio de vídeo-cartazes Agosto sin ti (2014, selecionado para festivais como Alcances e Filmadrid). Em 2014 participou no programa Zinergentziak do Festival Zinebi, tendo realizado o documentário coletivo Errautsak.

No âmbito do novo Laboratório de Crítica do Porto/Post/Doc, um dos críticos convidados para fazer o acompanhamento e a tutoria dos jovens críticos selecionados, Leo Goldsmith, dará uma palestra no dia 22 de novembro, às 18h30, no Auditório Ilídio Pinho. Nesta aula aberta, o crítico norte-americano habituado a escrever em publicações internacionais como 4Columns, Film Comment, e-flux e The Brooklyn Rail irá abordar o documentário enquanto ficção especulativa/ficção científica, ou seja, como o documentário pode narrar o futuro. Em particular, o crítico abordará a obra de Peter Watkins e os seus filmes “pro-encenados” (Punishment Park, The War Game) e como estes usam técnicas documentais para antecipar cenários futuros. Paralelamente, Leo Goldsmith analisará também exemplos contemporâneos como Riotsville USA, The Rehearsal e Mato Seco em Chamas

No âmbito do foco que o Porto/Post/Doc dedica este ano ao trabalho coletivo do realizador Éric Baudelaire, o cineasta fará uma masterclass na Escola das Artes no dia 23 de novembro às 18h30, no auditório EA230. Nesta sessão, o cineasta irá desenvolver o seu conceito de “faire avec”, isto é, irá explicitar de que forma o seu cinema reflete um entendimento colaborativo da criação artística e, em particular, abordará a natureza da sua parceria com a diretora de fotografia Claire Mathon e a montadora Claire Atherton.

Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes, refere “a parceria da Escola das Artes com o Porto/Post/Doc tem permitido expor os nossos estudantes da área de cinema e de som e imagem a palestras muito importantes para o seu futuro pessoal e profissional e, este ano, não é exceção.”

As três masterclasses realizam-se entre os dias 21 e 23 de novembro, na Escola das Artes.

A entrada é livre.

Para mais informações

Categorias: Escola das Artes

Sexta, 17/11/2023