Realizadora María Elorza, crítico de cinema Leo Goldsmith e cineasta Éric Baudelaire dão aulas abertas na Escola das Artes

Entre os dias 21 e 23 de novembro, no âmbito da parceria da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa com o Porto/Post/Doc, a realizadora María Elorza, o crítico de cinema Leo Goldsmith e o cineasta Éric Baudelaire irão estar na Escola das Artes para a realização de três masterclasses.

No dia 21 de novembro, às 16 horas, no Auditório Ilídio Pinho, a realizadora María Elorza irá partilhar os seus métodos e estratégias de trabalho, com especial enfoque na passagem do formato curto para a longa-metragem, a partir do seu próprio percurso. Como exemplo do seu trabalho, Maria Elorza co-realizou o “dicionário audiovisual” Irudi mintzatuen hiztegi poetikoa (2013, Prémio de Melhor Argumento Basco no Zinebi) e o compêndio de vídeo-cartazes Agosto sin ti (2014, selecionado para festivais como Alcances e Filmadrid). Em 2014 participou no programa Zinergentziak do Festival Zinebi, tendo realizado o documentário coletivo Errautsak.

No âmbito do novo Laboratório de Crítica do Porto/Post/Doc, um dos críticos convidados para fazer o acompanhamento e a tutoria dos jovens críticos selecionados, Leo Goldsmith, dará uma palestra no dia 22 de novembro, às 18h30, no Auditório Ilídio Pinho. Nesta aula aberta, o crítico norte-americano habituado a escrever em publicações internacionais como 4Columns, Film Comment, e-flux e The Brooklyn Rail irá abordar o documentário enquanto ficção especulativa/ficção científica, ou seja, como o documentário pode narrar o futuro. Em particular, o crítico abordará a obra de Peter Watkins e os seus filmes “pro-encenados” (Punishment Park, The War Game) e como estes usam técnicas documentais para antecipar cenários futuros. Paralelamente, Leo Goldsmith analisará também exemplos contemporâneos como Riotsville USA, The Rehearsal e Mato Seco em Chamas

No âmbito do foco que o Porto/Post/Doc dedica este ano ao trabalho coletivo do realizador Éric Baudelaire, o cineasta fará uma masterclass na Escola das Artes no dia 23 de novembro às 18h30, no auditório EA230. Nesta sessão, o cineasta irá desenvolver o seu conceito de “faire avec”, isto é, irá explicitar de que forma o seu cinema reflete um entendimento colaborativo da criação artística e, em particular, abordará a natureza da sua parceria com a diretora de fotografia Claire Mathon e a montadora Claire Atherton.

Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes, refere “a parceria da Escola das Artes com o Porto/Post/Doc tem permitido expor os nossos estudantes da área de cinema e de som e imagem a palestras muito importantes para o seu futuro pessoal e profissional e, este ano, não é exceção.”

As três masterclasses realizam-se entre os dias 21 e 23 de novembro, na Escola das Artes.

A entrada é livre.

Para mais informações

Escola das Artes
João Grilo apresenta ivu’kar no Dashed Concert de abril
A Escola das Artes recebe João Grilo para o Dashed Concert do mês de abril.
Escola das Artes
"A Crise Moderna na Arte Sacra" conferência em abril com inscrições abertas
Nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2025, a Escola das Artes promove, em colaboração com a Brotéria, o curso "A Crise Moderna na Arte Sacra".
Escola das Artes
Aluno da EA inaugurou exposição na Galeria Municipal do Porto
Forma Primeira, estará patente até dia 22 de junho na Galeria Municipal do Porto.