Reitora da Católica participa nos “Diálogos de Aussee”, na Áustria

A Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil participou na Conferência Internacional “Diálogos de Aussee”, em Bad Aussee, na Áustria com uma palestra subordinada ao tema “Política da inquietação. O nosso escasso tempo lido com Pessoa, Cendrars e Benjamin”.

A Conferência, que decorreu de 22 a 24 de junho, teve este ano como tema “A responsabilidade das ciências e das artes em tempos de crise política e social”.

Em conferências, seminários e um painel de discussão foram abordados temas como a pandemia, a guerra na Ucrânia, as alterações climáticas, a transformação digital, entre muitos outros.

Do programa fez parte um seminário com o tema “De César à informação quântica - A criptografia e o seu significado sociopolítico em tempos de mudança”, com Maria Eichlseder e Andreas Trügler.

“A guerra como horizonte de experiência. As crises refletidas na Guerra dos Trinta Anos e na Primeira Guerra Mundial”, foi o tema de outro seminário, com Martin Scheutz e Heidrun Zettelbaue.

No segundo dia da conferência, teve também lugar o painel “Política e gestão cultural e académica em tempos de crise”, com Peter Riedler, Constanze Wimmer, Federico Celestini, Frank Druffner e Liliane Weissberg.

A Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil participou ainda no seminário “A perceção pública da investigação sob a pressão do público”, que decorreu no último dia de trabalhos do evento.

Este ano, tal como já aconteceu em edições anteriores, a Ausseer Gespräche atribuiu bolsas de estudo a estudantes, para que pudessem participar na conferência.

Categorias: A Reitora

Terça, 04/07/2023