Reitora da UCP no lançamento do "International Research Group on Memory and Identity"
A Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, foi uma das oradoras convidadas da Conferência de lançamento do International Research Group on Memory and Identity, que decorreu dia 25 de maio, no Centro Científico e Cultural de Macau. Trata-se de uma iniciativa da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), organizada em parceria com a Universidade de São José e o Centro Cultural e Científico de Macau.
O grupo é composto por investigadores de diversas instituições, membros da FIUC. Entre elas, destacam-se a Universidade Católica Portuguesa; a Universidade de Notre Dame, na Austrália; o Instituto de São Paulo, no Camboja; a Universidade de São José, em Macau, China; a Universidade Notre Dame-Louaize, no Líbano; a Universidade de St Tomas, nas Filipinas e a Universidade de St Mary, no Reino Unido.
Na ocasião, a Reitora da UCP e presidente da FIUC, Isabel Capeloa Gil, apresentou o artigo “Memory and Identity: Treading New Ground on Human Rights Discussions”, a que se seguiram as intervenções de Stephen Bullivant (Universidade de Notre Dame), Clarence Batan, (Universidade de St Tomas, Filipinas), e Edward Alam (Universidade de Notre Dame-Louaize, Líbano).
O artigo da Reitora da UCP foi um dos escolhidos para o livro “Memory and Identity: the Proceedings of the 28th ASEACCU Annual Conference 2022”, agora publicado.
No texto, apresentado em agosto de 2022 na 28.ª Conferência Anual da ASEACCU, subordinada ao tema "Memory and Identity ", que teve lugar em Phonm Penh, Isabel Capeloa Gil, refere que “a memória e a identidade estão interligadas, desempenhando um papel crucial na formação das identidades culturais e políticas”, acrescentado que “os estudos sobre a memória surgiram para abordar acontecimentos traumáticos passados e dar sentido através da intimidade cultural.”