Tertúlia “Compreender a Revolução” na Biblioteca Universitária João Paulo II
Enquadrada na Mostra Documental “A revolução democrática em Portugal: fontes e projetos de investigação na UCP”, decorre no dia 29 de abril, às 18h00, edifício da Biblioteca Universitária João Paulo II, a Tertúlia “Compreender a Democracia”.
Terá a participação de Maria Inácia Rezola, António Barreto, Mário Pinto, Henrique Mota e Peter Hanenberg, com moderação de Paulo F. de Oliveira Fontes.
O mote para a conversa será a realização de projetos de investigação na Universidade Católica Portuguesa sobre a Reforma Agrária e o Processo Revolucionário em Portugal entre 1974 e 1976. Entre os participantes na tertúlia encontram-se alguns dos principais protagonistas daqueles projetos de que resultaram estudos pioneiros nos cruzamentos entre a história, a economia, a sociologia e a ciência política.
As questões colocadas estarão em torno das mudanças operadas no conhecimento e no trabalho científico nos primórdios da Democracia em Portugal, quando as universidades e as unidades de investigação se encontravam, como toda a sociedade, em processo de mudança acelerada.
Estarão também em cima da mesa temas como a distribuição da propriedade e a produção agrícola, a organização da economia, a participação política, os partidos políticos, as campanhas eleitorais, os movimentos de cidadãos ou as reivindicações sociais.