Um dia “Life-Changing”: Católica acolhe novos estudantes internacionais em Viseu

É a segunda vez de Gabriela Sado em Portugal, mas a primeira em Viseu. Escolheu a Católica para estudar psicologia por ser “a melhor universidade” do país. Com 22 anos, veio do Brasil para se “tornar numa ótima psicóloga”. Conhecemo-la na 8.ª edição do International Student Meeting, que decorreu em Viseu a 14 de outubro. O evento reuniu cerca de 200 alunos internacionais da Universidade Católica, de mais de 40 nacionalidades diferentes, num dia que ficou marcado pela partilha cultural.

Entre os novos estudantes da UCP, encontrámos Elizabeth Odutolu, de nacionalidade nigeriana, que está a estudar gestão em Viseu há cerca de 6 meses. “Eu estudava na Ucrânia” quando começou a guerra “por isso fui rapidamente para Portugal, e foi assim que a minha história começou” partilha. Escolheu a Católica porque se sentiu “em casa”. Está “realmente a gostar” e realça a “conexão entre estudantes e docentes.” Graças ao apoio dos seus professores já consegue dizer “Boa tarde, tudo bem? Como estás?”, palavras de uma língua que não imaginava conseguir aprender.

Também a adaptar-se ao novo país, conhecemos Şerife Mustuloğlu e Oğulcan Ulu, que vieram da Turquia para o Centro Regional do Porto da UCP. Estudam em áreas diferentes, mas estão os dois a estagiar na Católica. “Estou a fazer o meu estágio no Human Neurobehavioral Laboratory”, contou Oğulcan. Por outro lado, Şerife é engenheira alimentar. Apesar de terem escolhido o campus do Porto e partilharem a nacionalidade, só se conheceram no evento.

É também o caso de Geena Kurten, de 23 anos, e Sina-Marie Mayer, de 21. As duas alemãs escolheram fazer um período de mobilidade no Instituto de Estudos Políticos, em Lisboa, e ficaram amigas no encontro. São estas amizades que a Vice-Reitora da Católica para a Educação Global, Isabel Vasconcelos, espera que “durem uma vida.”

Organizados em pequenos grupos liderados pelos alunos internacionais do Centro Regional de Viseu (CRV), o campus anfitrião, os novos estudantes internacionais da UCP jogaram um peddy-paper que os levou à descoberta pela cidade. No final do dia, animados pela Estudantina Universitária de Viseu, dançaram, riram e aprenderam a fazer o “comboio”, elemento típico de qualquer festa portuguesa.

É este encontro de culturas o objetivo do evento que anualmente acolhe os novos alunos internacionais da UCP num dos seus 4 campi: Lisboa, Porto, Braga e Viseu. Simultaneamente, dá a conhecer a Católica como “uma universidade nacional com uma vocação global”, característica “que faz de nós únicos” destacou a Vice-Reitora.

Este ano, o acolhimento ficou a cargo do CRV, onde “cerca de 50% dos alunos que entraram são internacionais”, salientou o Pró-Reitor e Presidente do Centro Regional, Aires do Couto. “Viseu recebe os internacionais com muita alegria e vontade” acrescentou.

O evento foi organizado em parceria com os museus da cidade, e a Câmara Municipal de Viseu. Leonor Barata, vereadora executiva da Câmara, realçou a importância de acolher os estudantes internacionais “da melhor maneira possível.” Aos recém-chegados, desejou: “Espero que aproveitem o vosso tempo aqui.”

E foi o que os participantes fizeram. Ficaram a conhecer colegas de todos os cantos do mundo e a cidade de Viseu, considerada a “melhor para se viver em Portugal”. Para as estudantes Ana Luiza Abrunhosa e Giada Tempesta, foi um dia “Muito legal” e “Life-Changing”.

Gabriela Sado - International Student Meeting, "Alunas internacionais - International Student Meeting, Viseu 2022
Alunas internacionais 2 - International Student Meeting, Viseu 2022

 

Alunos internacionais - International Student Meeting, Viseu 2022

Categorias: A Católica Católica sem fronteiras

Quarta, 19/10/2022