Universidade Católica celebra o legado de Manuel Sérgio
No passado dia 11 de março, a Cátedra Manuel Sérgio – Desporto, Ética e Transcendência da Universidade Católica Portuguesa (UCP-CITER), em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), prestou uma homenagem a Manuel Sérgio, destacando o impacto profundo do seu pensamento no universo desportivo e ético.
"Esta homenagem póstuma significa continuidade, significa dar vida. Manuel Sérgio era um visionário. Uma figura marcante do nosso panorama académico e a Cátedra que criou, ligando o desporto e espiritualidade, teve como missão criar coesão, impacto social, tendo sempre em atenção a dignidade da pessoa", afirmou Isabel Capeloa Gil, Reitora da UCP, na abertura da sessão.
Lídia Praça, Vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, sublinhou a importância de perpetuar o legado de Manuel Sérgio, destacando a sua "visão holística" sobre o desporto em Portugal.
De seguida, foi renovado o Contrato-Programa de apoio à Cátedra Manuel Sérgio, reforçando o compromisso contínuo com a promoção da ética no desporto.
A sessão integrou ainda a projeção do documentário “Manuel Sérgio: Biografia e Dicionário de Ética e Desporto”, com curadoria do escritor Gonçalo M. Tavares, e a apresentação do último livro da coleção Cátedra Manuel Sérgio – Desporto, Ética e Transcendência: «Desporto, Liberdade e Democracia», obra publicada pela UCP Editora.
O documentário e a nova publicação constituíram o tema de uma mesa-redonda, moderada pelo jornalista Paulo Sérgio, e com a participação de Alfredo Teixeira, coordenador da Cátedra, José Carlos Lima, coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto e o autor Gonçalo M. Tavares.
O encerramento da sessão contou com as palavras de Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto, que destacou a forma como Manuel Sérgio pensou a prática desportiva a partir da pessoa, na sua complexidade e integralidade.