Universidade Católica implementa projeto que prepara pessoas com deficiência e estudantes universitários para o mercado de trabalho

A Universidade Católica Portuguesa  está a implementar o Peer2Peer, um programa inovador que prepara pessoas com deficiência e alunos universitários para o mercado de trabalho. Tem como objetivo criar um ambiente de aprendizagem em pares que incentiva um maior autoconhecimento das próprias capacidades, desenvolvimento de competências e motivação para o futuro profissional. Ao longo de 11 semanas, os participantes – estudantes universitários e jovens com deficiência – trabalham em pares em sessões semanais, que incluem workshops em grupo e sessões One2One. As inscrições estão a decorrer até ao dia 17/02.   

Este programa nasceu em 2018 em Lisboa, desenvolvido pelo Nova SBE Inclusive Community Forum. Passados 7 anos, o Projeto inicia a sua expansão para o Norte, numa parceria entre a Nova SBE – Fundação Universidade Nova de Lisboa e a Universidade Católica Portuguesa o Porto (UCP-P), através do financiamento do programa Parcerias para a Inovação Social, da estrutura de missão Portugal Inovação Social 2030, e do apoio dos investidores sociais da Fundação Amélia de Mello e da Associação São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa. 

No Porto, o Peer2Peer é acolhido pela ATES-Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica, contando ainda com a colaboração da Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessoa, do Gabinete de Estudantes e Empregabilidade, do Career Office da Católica Porto Business School e das diversas faculdades da Universidade. Com esta iniciativa, a Universidade Católica reforça o seu compromisso com a inclusão, a equidade e a construção de uma sociedade mais justa e acessível para todos. 

Uma abordagem inovadora através de um espaço de aprendizagem colaborativa 

O Peer2Peer distingue-se pela sua abordagem inovadora que cria um espaço de aprendizagem colaborativa, onde todos os intervenientes beneficiam. Ao participarem neste programa, os estudantes universitários desenvolvem competências essenciais para a sua integração no mercado de trabalho, onde irão assumir um papel ativo na promoção de uma maior inclusão. Para os jovens com deficiência, esta experiência representa uma oportunidade única de capacitação, preparação e aproximação ao meio profissional, contribuindo para o seu empoderamento e autonomia. O programa foca-se no desenvolvimento de competências essenciais para a empregabilidade, como: 

  • Autoconhecimento e definição de objetivos – identificação de capacidades, interesses e metas profissionais;    
  • Conhecimento do mercado de trabalho – exploração de oportunidades profissionais e estratégias de recrutamento;     
  • Desenvolvimento de ferramentas de candidatura – elaboração de um Curriculum Vitae e construção de um perfil de competências;     
  • Preparação para processos de recrutamento – simulação de entrevistas com especialistas de empresas de recrutamento e seleção.     

Em Lisboa, o Peer2Peer já envolveu 194 participantes (94 pessoas com deficiência e 100 alunos universitários) em 5 instituições de ensino superior. Com o financiamento do programa Parcerias para a Inovação Social, ao longo dos próximos três anos, pretende-se que o impacto do programa seja cada vez maior, capacitando mais de 250 pessoas com deficiência e expandindo para outras Instituições do Ensino Superior no Norte. 

 

Barra de imagens

Categorias: Centro Regional Porto

Quinta, 13/02/2025

ODS 10

Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países

Saiba Mais