Universidade Católica partilha experiências sobre Projeto CApS em Congresso Internacional sobre Aprendizagem-Serviço

Rita Paiva e Pona, Assessora da Reitoria para a Responsabilidade Social e Coordenadora do Gabinete de Responsabilidade Social da UCP e Joana Filipa Martins, do Católica Learning Innovation Lab, representaram a Universidade Católica Portuguesa (UCP) no Congresso Internacional “Dar valor à Aprendizagem-Serviço”, em Itália, no dia 11 de abril. 

Convidada da mesa redonda sobre o tema da Avaliação desta metodologia, Rita Paiva e Pona realça como “a promoção da pedagogia Aprendizagem-Serviço fomenta ligações mais profundas e permite continuar a construir pontes entre o mundo académico e a sociedade."

Neste congresso, Rita Paiva e Pona teve a oportunidade de partilhar os resultados do projeto CApS – Católica Aprendizagem-Serviço: Inovação e Responsabilidade Social da UCP, no qual participa. O projeto, que tem como objetivo institucionalizar e consolidar a metodologia ApS em áreas curriculares específicas, transversais e extracurriculares dentro da Universidade, está em funcionamento na UCP desde 2020. Até à data já contou com mais de 1900 estudantes inscritos, 65 docentes, mais de 300 parceiros sociais e cerca de 9500 indivíduos impactados diretamente.

Andrés Peregalli, vice-coordenador do Programa UNISERVITATE, afirmou que o congresso se centrou no “tesouro que é a pedagogia Aprendizagem-Serviço, como uma lâmpada que está acesa e que precisa de ser mostrada e colocada em cima da mesa para iluminar a experiência formativa dos participantes e contribuir para a resolução de problemas comunitários e para alcançar a educação que o século XXI exige."

Organizado pelo Hub da Europa Ocidental Sul do Programa UNISERVITATE, “Dar valor à Aprendizagem-Serviço” teve lugar na Università Cattolica del Sacro Cuore, em Brescia e Milão. Ao longo das sessões foram discutidas questões relacionadas com a avaliação na pedagogia Aprendizagem-Serviço e formas de melhorar o seu desenho e implementação, visando conferir mais qualidade aos projetos e aos processos de institucionalização nas Universidades.

O evento contou com a presença de autoridades, educadores e estudantes de universidades de Espanha, Portugal e Itália, bem como parceiros comunitários de diferentes cidades. Os participantes, entre os quais Joana Filipa Martins, concordaram que a avaliação serve para obter informações que interpretem e desafiem, e para promover uma educação integral de humanismo solidário que una a cabeça, o coração, as mãos e a alma, tal como nos sugere o Papa Francisco.

Uniservitate_capa

Categorias: Aprendizagem-Serviço

Seg, 22/04/2024

ODS 4

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

Saiba Mais

ODS 17

Reforçar os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável

Saiba Mais