Universidade Católica Portuguesa lança a primeira licenciatura em Neurociências em Portugal

A Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, em associação com a Faculdade de Medicina, vai lançar em setembro de 2025, a primeira Licenciatura em Neurociências de Sistemas e Cognição em Portugal.

A aplicação de Inteligência Artificial e Aprendizagem Automática a áreas como Saúde, Economia, Marketing ou análise de dados, o desenvolvimento de interfaces cérebro-máquina, o estudo do biofeedback e de tecnologias inovadoras para melhorar a qualidade de vida e a saúde mental serão algumas das saídas profissionais deste novo curso.

Outras possibilidades passam pela investigação e desenvolvimento de fármacos e terapias para tratar doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson, ou mesmo problemas de saúde mental como depressão e esquizofrenia. Também será o curso certo para quem quiser fazer investigação sobre envelhecimento ou o estudo da perceção, da cognição e das emoções.

Este curso, que posiciona o país na vanguarda da educação em Neurociências, inspira-se nos melhores programas internacionais e será totalmente lecionado em inglês. É também pioneiro ao integrar, num primeiro ciclo, uma sólida formação em Neurociências biológicas e cognitivas, com um forte enfoque em Ciência de Dados e Neurociência Computacional.

Será assegurada uma formação robusta, assente nos conhecimentos fundamentais, complementados com competências analíticas sólidas. A título de exemplo, disciplinas como "Biologia Celular e Genética" e "Neurociências da Perceção e da Ação" revelam a estrutura e funcionamento do sistema nervoso, permitindo compreender desde os mecanismos celulares até aos processos sensoriais e cognitivos.

Por outro lado, "Neurociência Computacional" e "Aquisição de Sinais e Imagiologia do Sistema Nervoso" permitem a análise e modelação de dados de neurónios e sistemas diversos. Já "Neurociências Sociais e Afetivas" e "Evolução, Biologia e Comportamento" exploram como o cérebro e o comportamento são influenciados pelos processos sociais e como as adaptações comportamentais são a chave da sobrevivência. 

Através desta formação interdisciplinar, os estudantes terão a oportunidade de explorar a ligação entre a realidade biológica do cérebro e a sua análise e tradução computacional. Poderão assim a analisar grandes volumes de dados, aplicar algoritmos para compreender melhor o funcionamento do cérebro e desenvolver pensamento analítico e crítico essencial para a investigação científica.

Com este novo programa, a Universidade Católica Portuguesa reforça o seu compromisso com a inovação e a excelência académica, preparando líderes da Neurociência para enfrentar os desafios científicos e tecnológicos do futuro.

Saiba mais sobre o novo programa

Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem
Professora Jubilada da Universidade Católica distinguida com Medalha de Ouro da Saúde pelo Ministério da Saúde
Margarida Vieira, Professora Jubilada da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, foi distinguida pelo seu papel pioneiro no desenvolvimento da investigação em Enfermagem no país. Saiba mais aqui.
Faculdade de Medicina
Curso de Medicina da Católica terá 100 vagas em 2025
O Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa obteve autorização pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para admitir 100 estudantes, vendo assim reconhecida a excelência do trabalho desenvolvido desde a sua criação em 2021. Saiba mais aqui.
Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem A missão de ensinar
João Amado: “O cuidar é a base de tudo.”
João Amado é médico, investigador do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (e ex-docente convidado da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem) da Universidade Católica Portuguesa.