Usar a criatividade na comunicação para impactar as pessoas com David Vaz
O convidado do segundo episódio do Podcast “Somos o que Sonhamos” é David Vaz, para quem o ambiente de estúdio não é nada estranho. Recém-graduado em Ciências da Comunicação na Católica, foi diretor geral da Sintoniza-te, a rádio dos estudantes do campus de Braga, e editor do Diurna. jornal nacional dos estudantes da Católica.
Prova de que os sonhos podem mudar, David chegou a estudar Enfermagem porque queria “ajudar pessoas”. Mas na verdade, a paixão pela comunicação “sempre esteve presente,” e agora não restam dúvidas: “Estou no sítio certo,” afirma. Para quem possa também estar perante a situação de trocar de curso, dá três conselhos: pesquisar e experimentar a área, não ligar ao que os outros vão dizer e não ter medo.
Com o sonho de impactar as pessoas usando a criatividade na comunicação, imagina-se a trabalhar com a “parte mais criativa da comunicação, especificamente a publicidade.” “Acho que todos nós já vimos uma publicidade que nos marcou”, realça, recordando uma que o marcou em particular, um anúncio de Natal da MEO com uma parceria entre jovens e idosos, que “não anuncia nenhum tipo de produto, mas passa uma mensagem muito importante.”
Sobre o percurso na Católica, a rádio dos estudantes que reativou em 2022 é o elemento mais especial. “Eu costumo dizer na brincadeira que a Sintoniza-te é o meu filho, o meu projeto,” confessa entre risos.
A ideia de reavivar a rádio surgiu entre colegas e “foi para mim quase uma segunda Universidade dentro da Universidade.” Enquanto aprendia a teoria nas aulas, a rádio era a oportunidade colocar os conhecimentos em prática.
“Foi graças à Sintoniza-te que eu tive das melhores experiências da minha vida”, partilha. Destaca a participação na ComiCon, no IberAnime, e na RedBull, bem como a parceria com o Sporting Clube de Braga.
Foi trabalhador-estudante, mas não o vê como um obstáculo. Pelo contrário, acredita que o segredo para o sucesso foi fazê-lo. “Foi graças a essa experiência e a valorizar o esforço do meu trabalho que eu comecei a pagar as minhas próprias propinas, e dar muito mais valor ao curso,” afirma.
Leva consigo para a vida os ensinamentos e os bons momentos passados, sobretudo, nos estúdios da Sintoniza-te. Mas foram as aulas de semiótica com Augusto Soares da Silva que mais o marcaram. “Fez-me ver a vida de uma forma completamente diferente e passei a estar muito mais atento às pequenas coisas.”
No fechar dos três anos de curso, realça a aprendizagem próxima e como a Universidade lhe deu liberdade para crescer.
Saiba mais sobre o curso de Ciências da Comunicação na Católica, em Braga.
Oiça o episódio completo