Voluntariado Universitário Europeu: Estudantes da Católica participam em formação

O encontro de formação de voluntariado universitário europeu, onde participaram vários estudantes da Universidade Católica Portuguesa, decorreu nos dias 25 e 26 de março, na Orduña, em Bilbau.

O trabalho em equipa, a gestão de conflitos, o voluntariado no mundo real e o voluntariado transformador, a gestão de emoções e o mindfulness foram alguns dos temas das sessões de formação.

Durante dois dias, estudantes da Universidade Católica rumaram a Bilbau para participarem num evento de formação do programa europeu de voluntariado Fly, que irá decorrer no verão de 2023, e que promove experiências de intercâmbio e aprendizagem no terreno. Participaram no evento cerca de 125 voluntários. Da Universidade Católica marcaram presença sete estudantes voluntárias do Porto e duas de Braga.

Para Mafalda Sá, estudante da Licenciatura em Psicologia, da Faculdade de Educação e Psicologia, “este fim de semana de Formação do Fly foi uma experiência incrível, que me completou enquanto voluntária e, também, enquanto pessoa.”

Durante o encontro, foram vários os momentos que permitiram um conhecimento das equipas, dos processos e do projeto. No final, todos os voluntários foram desafiados a escrever uma carta ao seu “eu voluntário do futuro”, registando como se sentem em relação à experiência que vão realizar.

 

Rumo a Bilbau, Sevilha e Bósnia

O programa de voluntariado Fly tem como propósito primordial reforçar o compromisso das universidades parceiras com o desenvolvimento sustentável e sensibilizar as comunidades universitárias para os problemas decorrentes da desigualdade e da injustiça. No verão, as estudantes voluntárias da Universidade Católica irão participar em dois projetos em Espanha e um na Bósnia. Em Bilbau, com crianças e adolescentes em situação vulnerável, em Sevilha com adultos com incapacidade intelectual e em Bihac com migrantes refugiados.

Isabel Madureira, estudante de Direito, da Escola do Porto da Faculdade de Direito, partilha que “foi gratificante viver a experiência e partilhá-la com tantos jovens que querem distribuir amor pelo próximo.” A estudante refere, também, que as atividades promovidas durante a formação “foram a chave para solidificar o compromisso enquanto voluntária e para compreender de que maneira começa e termina este papel” e destaca a “resiliência” e a “bondade” que caracteriza as estudantes da Católica que foram selecionadas para o Fly.

“Ajudar os outros e marcar a diferença no mundo” é o que move Mafalda Sá para participar neste programa que lhe vai permitir “sair da zona de conforto e agarra uma oportunidade de crescimento e de aprendizagem.” Para a estudante de psicologia, “foi um fim de semana intenso, onde conheci pessoas maravilhosas que, tal como eu, querem ir mais longe e ser uma voz para a mudança positiva.”

Coordenado pela Universidade de Comillas (Madrid), o programa Fly 2023 junta, para além da Universidade Católica Portuguesa, as Universidades de Deusto (Bilbao), ESADE (Barcelona), Loyola (Andaluzia), LUMSA (Roma, Itália) e Mateja Bela (Banská Bystrica, Eslováquia).  Cada uma das instituições envolvidas apresenta projetos de voluntariado e/ou de aprendizagem-serviço no país de origem, com a possibilidade de receber estudantes, bem como de enviar alunos para projetos de outras universidades parceiras.

Centro Regional do Porto
Cursos sobre Transformação Digital: época especial de candidaturas para docentes da Universidade Católica
O período especial de candidaturas para os docentes internos da Universidade Católica decorre até ao dia 25 de abril de 2025.
Centro Regional do Porto
Novo Católica Centre for Thriving Futures tem a Galp como membro fundador
No dia 10 de abril, a Universidade Católica Portuguesa em parceria com a Galp, lançou oficialmente o Católica Centre for Thriving Futures.
Responsabilidade Social
16 Estudantes da Católica distinguidos com o Prémio Caixa Mais Mundo
No dia 3 de abril, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) distinguiu 16 estudantes da Universidade Católica Portuguesa com o Prémio Caixa Mais Mundo, 7.ª edição (2024/25). Saiba mais sobre as bolsas da CGD que visam reconhecer o mérito e alargar o acesso ao ensino superior.