Estudante publica e-book para ajudar a comunicação com deficientes

O objetivo é desenvolver um programa simples, "low cost", que não implique recursos especializados e fácil de implementar através da sensibilização e da formação básica aos principais cuidadores e parceiros de comunicação.

"ToP: Programa de Tempo Partilhado" é um e-book elaborado por João Canossa Dias, estudante de Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, e um guia para todos os que desejam incentivar a comunicação e a interação com pessoas com multideficiências, dificuldades intelectuais graves e perturbações de autismo e, assim, reduzir o seu isolamento social.

Com coautoria de Isabel Monteiro e Sara Soares (ESSUA) e da professora Ana Mineiro (ICS-UCP), trata-se de um programa "simples e uma abordagem e atitude de cuidadores de pessoas com deficiências mais graves.

O principal objetivo é incentivar os parceiros de comunicação a estarem plenamente disponíveis para a interação comunicativa com estas pessoas e a experimentarem diferentes propostas de atividades e de iniciativas comunicativas simples, que possam ser co-construídas e evoluírem em termos de complexidade e diversidade da troca comunicativa que se desenvolve.

Na prática, este Programa "ToP "propõe aos parceiros de comunicação que dispensam dez minutos do seu tempo, apenas e exclusivamente, na interação com a pessoa com deficiência.

Desta forma, é possível "descobrir novas formas de comunicar e de envolver pessoas com necessidades complexas de comunicação no grupo social de que faz parte".

Ler artigo completo aqui.