FCH-Católica: Criar propostas de valor
Embora os cursos da FCH-Católica permitam o desenvolvimento de competências que são chave em diversas áreas, é necessário acrescentar outras que são essenciais para as organizações. Em entrevista à Executive Digest, Nuno Goulart Brandão, coordenador da Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada (EPGFA) da FCH-Católica, explica quais os principais desafios no âmbito da formação.
O mês de Setembro será um momento de reencontro, de começar um novo ano lectivo. A partir deste momento, qual o ponto de situação actual e perspectivas para o futuro?
Este ano lectivo de 2021-2022 será um ano de transição. Por um lado, temos formações que ainda vão ser leccionadas em regime b-learning e, por outro, formações que vão voltar ao modelo presencial de ensino. No entanto, a experiência que tivemos em algumas formações que passaram para online e b-learning devido à pandemia irão manter-se nestes modelos pois permitem que formandos de todas as partes do país e de outros países possam ter oportunidade de as frequentar.
Nesse sentido, quais os maiores desafios no âmbito da formação?
Os maiores desafios passam por actualizarmos todos os nossos cursos à nova realidade que irá emergir no pós-pandemia. Embora os nossos cursos permitam o desenvolvimento de competências que são chave em diversas áreas, precisamos de acrescentar outras que são agora essenciais para as organizações na sua relação com pessoas e consumidores que agora têm novas rotinas familiares e de trabalho.
Como estão a lidar com as exigências de novas metodologias neste novo contexto digital?
Independentemente do contexto actual, a aposta no digital é já uma realidade viva há vários anos na EPGFA. São exemplos disso a pós-graduação em Social Brands - Comunicação e Marketing em Ambiente Digital; e a pós-graduação em Comunicação e Marketing de Conteúdos: Estratégias de Content Marketing para o Contexto Digital que vão na 9.ª e 8.ª edições, respectivamente. Mais recentemente, foram também lançados cursos com uma forte aposta na vertente digital como é o caso da formação avançada em Mobile Marketing e Desenvolvimento de APPS e da formação avançada em Teletrabalho, Comunicação e Mudança nas Organizações.
Quais as áreas e temas que estão a ser mais procurados?
Temos tido uma procura crescente nas áreas de comunicação aplicada, em particular em áreas que se situam no cruzamento das ciências comportamentais com o marketing e a comunicação. Paralelamente, também na área social temos tido mais alunos em cursos que visam formar pessoas para as áreas de mediação familiar, gestão de projectos sociais e/ou para a intervenção social. Depois temos também formações avançadas de curta duração que todos os anos têm muita procura e que são já ofertas clássicas da escola (embora constantemente actualizadas). Dou apenas dois exemplos: a formação avançada em Programação, Produção e Apresentação em Rádio (8.ª edição) e a formação avançada em Gestão da Reputação e Comunicação de Crise.
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