Bolsas de Estudo da Universidade Católica concretizam sonhos de estudantes luso-americanos | Candidaturas abertas

Com apenas 128 km a separar as cidades natais das suas famílias, Olívia Domingos e Ryan Arruda têm raízes profundas no norte de Portugal, em Mangualde e Montalegre. E, apesar de terem vivido nos Estados Unidos da América durante a maior parte das suas vidas, nunca perderam a ligação ao país. “Sempre tive muito orgulho nas minhas raízes portuguesas e senti uma forte ligação à cultura”, expressa Ryan.

Agora que chegou a altura de continuar os estudos, Olívia e Ryan decidiram regressar, escolhendo a Universidade Católica Portuguesa como a sua nova casa.

Olívia, apaixonada pela mente humana, sempre sonhou em vir para o país dos seus antepassados, e vir para a Católica “já estava a ser planeado há muito tempo”, desde 2020. Enquanto ainda estudava Neurociências no Trinity College, em Hartford, descobriu as Católica Fellowships for Portuguese American Students, uma bolsa que tornou esse sonho possível.

Fascinada pela investigação e apaixonada pela ligação entre fármacos e neurociências, Olívia espera explorar essa relação no Mestrado em Neurociências Cognitivas e Comportamentais, lecionado pela Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem da Católica, em parceria com o ISPA.

Entusiasmada com a possibilidade de fazer investigação, Olívia escolheu o mestrado da Católica por esse motivo, mas também pelo apoio e ensino personalizado da Católica, onde a pessoa é vista como um todo. “Falar com os dois professores do curso fez-me sentir apoiada. Como se quisessem apoiar-me a chegar onde eu queria, em vez de me colocarem obstáculos”, explica.

Se pudesse desvendar um mistério, seria a ligação entre o ambiente e a mente e o modo como este pode afetar a sua recuperação, um tópico que, na sua opinião, ainda não foi totalmente explorado nos seres humanos.

Ativa e curiosa, jogou futebol e foi vice-presidente da associação de estudantes de ação comunitária, fazendo o que mais gosta: partilhar a Neurociência com os outros. São atividades que espera continuar a fazer na Católica.

No campo das ciências, Ryan Arruda escolheu estudar Microbiologia na Escola Superior de Biotecnologia da Católica, no Porto, tornando-se o primeiro estudante de licenciatura a receber a Católica Fellowship for Portuguese American Students. Entusiasmado com esta nova aventura, o estudante de 18 anos afirma: “A forma como o meu percurso até ao Porto e à ESB evoluiu nos últimos meses parece que estava destinado a estar aqui."

Profundamente ligado a Portugal, que sempre foi o seu “sítio preferido para visitar”, quando começou a pensar em estudar no estrangeiro, Portugal tornou-se a escolha óbvia. Vai estudar no Campus do Porto da Católica, uma cidade que destaca pela “sua rica história cultural”. “Também sou um grande adepto do FC Porto, o que pode ter-me influenciado um pouco”, brinca. Quanto ao curso, Ryan escolheu-o devido à sua paixão pela ciência e porque “a microbiologia cruza-se com todas as outras ciências da vida e com a medicina”.

Tomou conhecimento da bolsa através do Portuguese-American Leadership Council of the United States e agora está a fazer história como o primeiro bolseiro de licenciatura de sempre. E até agora, a experiência não podia ser melhor: “Os colaboradores e os meus colegas estudantes têm sido acolhedores e fizeram-me sentir que pertenço à instituição. Vou ter saudades da minha família e dos meus amigos, mas já me sinto apoiado pela família ESB”.

Quanto ao futuro, Ryan planeia regressar aos EUA para frequentar a faculdade de medicina ou continuar os seus estudos como investigador. Apesar dos desafios, acredita que “o tempo que passarei aqui na UCP será extremamente valioso para o meu futuro, e não tenho dúvidas de que criarei memórias maravilhosas que levarei comigo para sempre”.

Candidaturas abertas

Escola Superior de Biotecnologia
Semana Aberta sobre Biotecnologia acolheu 1500 estudantes do secundário
Laboratórios de investigação da faculdade entusiasmaram para o valor da ciência.
Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem
Professora Jubilada da Universidade Católica distinguida com Medalha de Ouro da Saúde pelo Ministério da Saúde
Margarida Vieira, Professora Jubilada da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, foi distinguida pelo seu papel pioneiro no desenvolvimento da investigação em Enfermagem no país. Saiba mais aqui.
Católica-Lisbon School of Business & Economics Católica Porto Business School Escola Superior de Biotecnologia
Católica brilha no concurso do Banco de Portugal
As equipas da Universidade Católica Portuguesa brilharam na 1.ª edição do concurso "O Meu Futuro Financeiro", promovido pelo Banco de Portugal e pela CFA Society Portugal.