Católica e Fundação António Pargana assinam protocolo para formação de líderes

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) e a Fundação António Pargana (FAP) estabeleceram um protocolo de colaboração para coorganizarem o programa Future Leaders em Portugal, que pretende formar líderes brasileiros através de um contacto mais próximo e aprofundado com o tecido empresarial português.

A primeira edição deste programa, mais vocacionada para os jovens líderes em carreira de nível médio, começará no próximo outono e terá uma duração de duas semanas.

Para a Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, o objetivo deste programa é aproximar e desenvolver os laços afetivos entre a diáspora portuguesa, mas também criar valor para o país. “As universidades, por definição, têm de estar associadas a este processo de criação de valor económico, social, cultural, não são torres de marfim”, sublinhou.

“Para Portugal verdadeiramente ter possibilidade de crescer de forma eficaz, precisa de alavancar e atrair todos estes pontos de portugalidade pelo mundo fora. Este programa tem este objetivo”, frisou ainda Isabel Capeloa Gil.

Esta iniciativa “vai atingir lideranças médias, que serão os líderes do futuro, começando pelo Brasil, mas logicamente a ideia será levar para outros mercados”, antecipou por sua vez o fundador e presidente da FAP, António Pargana, que participou na cerimónia de assinatura do protocolo de forma remota.

“Essas pessoas ao conhecer o que temos para oferecer, poderão ajudar as nossas empresas a vender mais, a fazer mais negócio, a atrair mais investimento”, salientou, destacando a missão de “despertar a ambição dos jovens porque precisam de se entusiasmar, tentar empreender mais, fazer as coisas acontecer”.

O protocolo foi assinado por Bernardo Ivo Cruz, em representação da FAP.

Constituída em outubro de 2023, a Fundação António Pargana pretende contribuir para fortalecer os laços entre Portugal e a Diáspora, em particular com o universo estudantil com ligação hereditária ou afetiva ao país.

A Católica
Dedique 1% do seu IRS à Católica e reforce o apoio social concedido pela Universidade
A Universidade Católica Portuguesa é uma das instituições agora elegíveis para a consignação de 1% do IRS, montante que será destinado ao aumento do número de bolsas de apoio social oferecidas à comunidade. Saiba mais aqui.
A Católica
Cáritas e CEPAC reforçam compromisso no acolhimento e integração de migrantes
No Encontro “A Igreja, Lugar de Esperança”, foram consensualizados quatro compromissos, espelhados numa Carta disponível para ser assinada por todos. Saiba mais.
A Católica
Docente da Católica coordena estudo que alerta para a prevalência de situações extremas de exclusão em Portugal
Nuno Alves, docente na Universidade Católica, apresentou o Estudo “Pobreza e Exclusão Social em Portugal”, da Cáritas Portuguesa. Saiba mais e leia o estudo.